Redação sem Medo: Você tem vontade de aprender esta técnica ?
Escrever não é fácil, ao menos para a maioria dos brasileiros. Mas se esse é o seu problema, como diz seu Creison: “Seus probremas acabaram-si”.
Tenho duas dicas matadoras para você arrebentar nas provas dissertativas argumentativas. Mas primeiro vamos lembrar as principais regras que regem a estrutura dos textos dissertativos.
- O texto deve ser escrito em terceira pessoa
- Estrutura: Apresentação, Argumentação (desenvolvimento) e Conclusão.
- Use cerca de 5 linhas por parágrafo.
Vamos às dicas! Na primeira técnica vou ensinar os conceitos de cada parágrafo e depois na segunda usaremos exemplos práticos para você ir treinando seus textos.
1ª Dica – Estruturar o texto em 4 parágrafos
A maioria das pessoas estruturam seus textos dissertativos em 3 parágrafos, um para cada elemento do texto. No entanto indico estruturar o texto em 4 parágrafos. Seguindo a sequência lógica.
Primeiro parágrafo – Apresentação: Aqui você vai apresentar o assunto usando palavras chaves que argumentará nos parágrafos seguintes. Ou seja, o primeiro parágrafo é uma forma resumida do que você vai argumentar nos parágrafos seguintes.
Comparando com um filme, podemos dizer que a apresentação é o Trailer. No trailer que despertamos o desejo de assistir o filme ou não. O mesmo ocorre com a apresentação da dissertação , ou ficamos interessados em continuar lendo o texto ou não. Um exemplo de trailer que é a apresentação do filme.
Repare que no trailer você já tem uma noção sobre o que o vai acontecer no filme. Do mesmo modo funciona a apresentação do seu texto, o leitor tem que ter uma noção do que você vai falar nos argumentos.
Segundo parágrafo – Argumento 1: Aqui você vai argumentar sobre uma das palavras chaves que introduziu no primeiro parágrafo. Expondo pontos fortes do assunto que ela representa.
Terceiro parágrafo – Argumento 2: Se no argumento 1 você expôs os pontos fortes do assunto da introdução, aqui fará o contrário, exponha os pontos fracos ou até mesmo uma visão contrária ao argumento 1 para levar o leitor há uma reflexão crítica do assunto.
Último parágrafo – Conclusão: Nesse ponto você vai mostrar para o leitor qual dos dois pontos você apoia, o que você considera mais importante dentro do assunto, também poderá apontar soluções para melhorias.
Agora vamos a segunda técnica para estruturarmos nosso texto com mais facilidade.
2ª Dica – Esquematize usando o esqueleto para o texto e faça sua Redação sem Medo
O esqueleto do texto é uma técnica muito simples que facilita a elaboração e desenvolvimento do tema. Ela consiste em perguntas sobre o assunto a dissertado. Para elaborar nosso esqueleto do texto vamos usar o tema: Corrupção
Pergunta 1: O que vou escrever na introdução?
R: Maior operação contra a corrupção (Palavras chaves, operação lava-jato, articulações políticas).
Pergunta 2: O que vou escrever no primeiro argumento?
R: Vantagens da operação lava-jato; políticos presos, dinheiro devolvido, abertura de novas operações contra à corrupção.
Pergunta 3: O que vou escrever no segundo argumento?
R: Articulações Políticas (tentativa de desmoralizar a concuta dos promotores e investigadores)
Pergunta 4: O que vou escrever na conclusão?
R: Oportunidade de mudar o quadro político brasileiro, bem como a cultura política no país.
E você já tem o seu Plano estudo?
Agora é sua vez, aproveite o tema e as questões formuladas para desenvolver seu texto
Muitos alunos pedem-me temas para elabora uma redação, repondo quase sempre com a seguinte pergunta:
O que você mais gosta de fazer? A maioria fica espantada com a pergunta, mas ela é o princípio para começar a escrever bem, então comece escrevendo sobre assuntos que você tem afinidade, vou falar mais sobre essa técnica em um próximo post.
Não se esqueça: quanto mais você treinar usando as duas técnicas mais rápido e melhor vai fica.
Grande abraço.
Saiba Mais
Reuni todas as técnicas de estudo que utilizo para aprender mais rápido e melhor em um só manual. Clique aqui e confira!