Redação sem Medo : 2 dicas para você

Redação sem Medo: Você tem vontade de aprender esta técnica ?

Redação sem Medo: Aprenda a fazer do jeito certo

Escrever não é fácil, ao menos para a maioria dos brasileiros. Mas se esse é o seu problema, como diz seu Creison: “Seus probremas acabaram-si”. 

Tenho duas dicas matadoras para você arrebentar nas provas dissertativas argumentativas. Mas primeiro vamos lembrar as principais regras que regem a estrutura dos textos dissertativos.

  1. O texto deve ser escrito em terceira pessoa
  2.  Estrutura: Apresentação, Argumentação (desenvolvimento) e Conclusão.
  3. Use cerca de 5 linhas por parágrafo.

Vamos às dicas! Na primeira técnica vou ensinar os conceitos de cada parágrafo e depois na segunda usaremos exemplos práticos para você ir treinando seus textos.

 

1ª Dica – Estruturar o texto em 4 parágrafos

A maioria das pessoas estruturam seus textos dissertativos em 3 parágrafos, um para cada elemento do texto. No entanto indico estruturar o texto em 4 parágrafos.  Seguindo a sequência lógica.

Primeiro parágrafo – Apresentação:  Aqui você vai apresentar o assunto usando palavras chaves que argumentará nos parágrafos seguintes. Ou seja, o primeiro parágrafo é uma forma resumida do que você vai argumentar nos parágrafos seguintes.

Comparando com um filme, podemos dizer que a apresentação é o Trailer. No trailer que despertamos o desejo de assistir o filme ou não. O mesmo ocorre com a apresentação da dissertação , ou ficamos  interessados em continuar lendo o texto ou não. Um exemplo de trailer que é a apresentação do filme.

 

Repare que no trailer você já tem uma noção sobre o que o vai acontecer no filme.  Do mesmo modo funciona a apresentação do seu texto, o leitor tem que ter uma noção do que você vai falar nos argumentos.

Segundo parágrafo – Argumento 1:  Aqui você vai argumentar sobre uma das palavras chaves que introduziu no primeiro parágrafo. Expondo pontos fortes do assunto que ela representa.

Terceiro parágrafo – Argumento 2:  Se no argumento 1 você expôs os pontos fortes do  assunto da introdução, aqui fará o contrário, exponha os pontos fracos ou até mesmo uma visão contrária ao argumento 1 para levar o leitor há uma reflexão crítica do assunto.

Último parágrafo – Conclusão:   Nesse ponto você vai mostrar para o leitor qual dos dois pontos você apoia, o que você considera mais importante dentro do assunto, também poderá apontar soluções para melhorias.

Agora vamos a segunda técnica para estruturarmos nosso texto com mais facilidade.

 

2ª Dica – Esquematize usando o esqueleto para o texto e faça sua Redação sem Medo

O esqueleto do texto é uma técnica muito simples que facilita  a elaboração e desenvolvimento do tema. Ela consiste em perguntas sobre o assunto a dissertado. Para elaborar nosso esqueleto do texto vamos usar o tema:  Corrupção

Pergunta 1: O que vou escrever na introdução? 

R: Maior operação contra a corrupção (Palavras chaves, operação lava-jato, articulações políticas).

Pergunta 2:  O  que vou escrever no primeiro argumento?

R: Vantagens da operação lava-jato; políticos presos, dinheiro devolvido, abertura de novas operações contra à corrupção.

Pergunta 3:  O  que vou escrever no segundo  argumento?

R: Articulações Políticas (tentativa de desmoralizar a concuta dos promotores e investigadores)

Pergunta 4:  O  que vou escrever na conclusão?

R: Oportunidade de mudar o quadro político brasileiro, bem como a cultura política no país.

E você já tem o seu Plano estudo?

Agora é sua vez, aproveite o tema e as questões formuladas para desenvolver seu texto

Muitos alunos pedem-me temas para elabora uma redação, repondo quase sempre com a seguinte pergunta:

O que você mais gosta de fazer?  A maioria fica espantada com a pergunta, mas ela é o princípio para começar a escrever bem, então comece escrevendo sobre assuntos que você tem afinidade, vou falar mais sobre essa técnica em um próximo post.

Não se esqueça: quanto mais você treinar usando as duas técnicas mais rápido e melhor vai fica. 

 

 

Grande abraço.

 

Saiba Mais 

 

 

 

 

Reuni todas as técnicas de estudo que utilizo para aprender mais rápido e melhor em um só manual. Clique aqui e confira!