Como se dar bem na Prova Didática – SEDUC-MT/2017. Aulas 1 e 2

A prova didática é uma dúvida para a maioria dos candidatos, por isso preparei duas mini aulas para te ajudara executar sua prova sem medo. Melhor dizendo um pouquinho de medo sempre dá, mas se preparar com antecedência aumenta suas chances de aprovação.

Aula 1 – Entendendo as regras da prova didática

Aula 2 – Como fazer o Plano de Estudo

Faça o Dowloand dos materiais


Aula – 1

Regras da Prova didática


Edital /Temas

Anexo IV – Prova didática


Aula 2

Como elaborar o Plano de aula


Treinar

Modelo de Plano de Aula


Clique aqui para assistir aula 3

Dicas sobre os principais itens do edital nº001/SEDUC-MT/2017

Se parei alguns regras do edital para explicar e deixar você mais tranquilo em relação ao certame, mas não deixe de baixar o material didático da aula 1, pois ele contém todos os itens referentes a prova didática.

Recomendo a leitura de todos os intes para não ficar de fora  certame por mera distração.

10.5.  Avaliação Didática poderá ser aplicada em período noturno e em dias úteis, caso o período diurno e o fim de semana sejam insuficientes para a avaliação do número total de candidatos convocados para esta etapa.

Comentário: Já vai preparando seu psicológico e se trabalha em empresa privada vai já conversando com seus patrões, pois sua prova poderá ser

10.10. A  Avaliação  Didática consistirá  na  apresentação  de  uma aula  com  duração  máxima  de 20 (vinte) minutos, a ser elaborada e ministrada pelo candidato, que será apresentada para uma Banca Examinadora formada por 3 (três) profissionais da Área da Educação.

10.11. O   candidato   deverá   escolher   o   tema   da   aula   a   ser   ministrada,   baseando-se   no conteúdo programático específico do  seu  Perfil  Profissional, descritos  no Anexo IV deste  Edital.

10.20. Durante a realização da Avaliação Didática, as estratégias de aula serão simuladas e algumas poderão ser descritas para a Banca Examinadora.

Comentário: Isso significa que você terá que imaginar que está dando aula para uma turma real. Por isso é muito importante ensaiar bastante a aula, uma vez que é mais difícil dar aula para uma turma imaginária, já que não há interação e nem o calor humano de uma sala real. Nesse caso, você também pode simular que um aluno te fez uma pergunta, ou outras ações que ocorrem em uma sala real.

Como já vimos o edital proíbe o uso de outros recursos didáticos além daqueles que eles oferecem. Mas se na aula que preparou teria que usar um recurso didático que não poderá levar, você pode descrever (interpretar) durante a aula que está usando determinado recurso didático.

IMPORTANTE frisar, lembre-se que vai dar uma aula e não uma palestra, então use o quadro e crie um ambiente de relação com seus alunos (imaginários).

10.21. Durante à simulação das estratégias de aula a  Banca Examinadora  não  poderá  ser  solicitada  a interagir.

Comentário: Muito importante esse tópico, durante a apresentação da sua aula, não direcione suas falas para banca e nem tende induzir a banca a participar da sua aula.

10.22. Na ocasião da publicação do Edital de Convocação será Divulgado o modelo do Plano de Aula para subsidiar a elaboração dos instrumentos que devem ser entregues pelos candidatos no dia de realização da Avaliação Didática.

Como elaborar o Plano de Aula

DESENVOLVIMENTO

É o passo a passo, É o como fazer,  explica quais e como as atividades serão desenvolvidas, quais estratégias didáticas serão utilizadas. Para qual série será ministrada a aula? Qual a média de idade dos alunos? Qual é o conteúdo? Quanto tempo durará a aula? Como será feita a avaliação?

Dentro do desenvolvimento está os seguintes elementos: Público Alvo, Duração, Contéudo, Objetivos (gerais e específicos)

Preparei também um conteúdo onde selecionei alguns sites de educação  para você pesquisar e ter idéias na hora de elaborar o seu plano de aula.

Público Alvo: Qual é a turma, ano escolar e idade de seus alunos? A partir do seu público você vai definir suas estratégias para ensinar o conteúdo dentro da disciplina. Portanto pense na idade, nas características (monetária, família, desempenho e histórico escolar)

Duração: É o tempo total que você executará sua aula.

Conteúdo: O que será trabalhado dentro da sua disciplina.

Ex: Sujeito e predicado

OBJETIVOS são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera que os alunos aprendam? Quais habilidades precisam ser desenvolvidas?

Observação: Podem ser solicitados objetivos gerais e específicos no plano de aula.

  • Exemplo de objetivo geral: Aprender a função do sujeito e do predicado na oração
  • Exemplo de objetivo específico:

– Diferenciar sujeito de predicado

– Identificar o sujeito na oração

METODOLOGIA: É o passo a passo da sua aula, a sequência didática que usará.

Ex: Aula expositiva, ilustrativa e prática.

Sequências didáticas:  Receber os alunos na porta com um abraço. Trabalhar a dinâmica (…) para quebrar o gelo e aproximar uns dos outros… Fazer a introdução do conteúdo… Escrever no quadro os conceitos do sujeito e do predicado….

RECURSOS: Quais materiais você vai utilizar para a executar sua aula .

Ex: Lápis de cor, lápis, borracha, TV e DVD, crachás de cartolina, revistas em quadrinho para a história.

AVALIAÇÃO: Deve estar presente em todos os momentos da aula. É a leitura de como foi a aprendizagem dos alunos, em relação aos diferentes conteúdos. Pois é através da avaliação que você terá a respostas para as questões: Como foi o envolvimento e a participação dos alunos? Compreenderam a proposta da aula? O que eles aprenderam? Quais foram suas reflexões? O que deu certo na aula? O deixou a desejar? Suas estratégias deram conta de desenvolver o tema? O tempo foi suficiente? O que pode ser aprimorado para outra aula? Quais foram as dificuldades dos alunos? E as facilidades? Houve interação? Você foi mediador, facilitador do processo de aprendizagem dos alunos? Você atingiu sua meta? Esses são alguns questionamentos que auxiliam o processo de avaliação da sua aula e da aprendizagem da turma.

Exemplo: A avaliação será formativa e está presente em todos os processos da aula. Será avaliada a compreensão dos conceitos através de questões orais e escritas…..

Bibliografia ou Fonte: Você vai descrever quais autores, livros ou outras fontes como (site, artigo, manifestos, etc).

Observação: Não coloque fonte que você não usou para elaborar seu plano de aula. Pois tudo que você colocar, vai ser questionado pela banca no momento da sabatina.

Você sabia que para alcançar a aprovação não é necessário somente estudar? Por isso fiz um conteúdo com os 7 passos essenciais para passar em concurso público, dê uma conferida e me conte o que achou nos comentários.

Se tiver dúvidas sobre prova didática me pergunte nos comentários. Vou ficar feliz em poder te ajudar!