Não perca seu tempo. Existem métodos para aprendizagem acelerada

A pregunta  que mais me fazem através dos olhares é: Será que esses métodos de ensino funcionam mesmo?  

Com certeza funcionam!!

Há uma variedade enorme de métodos de aprendizagem acelerada e eficiente. Ex: Resumo Crítico, Mapas Mentais, Método de Cornell para anotações, técnicas para redação e muitas outras técnicas para memorização e raciocínio lógico.

Por que não funciona para todo mundo?

O erro de muita gente é acreditar que as técnicas para aprendizagem acelerada são fórmulas mágicas ou atalhos para o conhecimento. E quando percebem que elas exigem esforço desistem e voltam ao método tradicional.

Não podemos nos esquecer que o conhecimento é um edifício que precisa ser estruturado desde a base, ou seja, não existem atalhos, não há possibilidade de pular etapas. Todos que pulam etapas nessa construção sofrem as consequências.

Um prédio mal feito terá muitos problemas: Rachaduras, canos entupidos, curtos circuitos,  infiltração, entre outros.  O mesmo acontece com o conhecimento se não for bem estruturado, seus defeitos aparecerão no dia que precisar ser testado, com uma prova ou sentir a necessidade de aprofundar nas partes mais complexas do conteúdo que está estudando.

Eu mesmo, Marlon, cheguei a vida adulta sem saber  cálculos simples de matemática. Isso não faz de mim um “retardo mental”, é apenas a prova que durante o ensino básico não estruturei bem o meu edifício do conhecimento matemático.

Essa rachadura me levou a ter muita dificuldade ao iniciar meus estudos para concursos. Porém, uma vez descoberta minha fraqueza, voltei ao ponto que deixei falho para consertá-lo. Sem vergonha voltei aos livos do ensino fundamental para aprender fração por exemplo.

Se você estiver encontrando muita dificuldade para entender um conteúdo, verifique se não deixou observar algum ponto durante o processo da construção do seu edifício.

Voltamos à eficácia das técnicas de estudo. Sim elas funcionam, no entanto requer algum esforço para dominá-las  e aplicá-la no momento certo e no conteúdo certo.  Uma vez que você entender o funcionamento das técnicas vai passar a aprender muito melhor qualquer assunto  e fixar o conhecimento na memória de longo prazo.

Lembrando, citeis algumas técnicas, mas existem muitas outras. Não é importante saber todas elas, mas é muito importante aplicar as que você aprendeu ou esta aprendendo.

Assista mais dicas e técnicas no meu canal, clique na imagem.

youtube