Como Encontrar As Melhores Apostilas para Concurso? Esclareça essa e outras Dúvidas sobre Materiais de Estudo

Dúvidas de onde encontrar as melhores apostilas para concurso? Se é melhor estudar com materiais online ou impressos? Ou se vale a pena investir em materiais, já que tem tanta informação gratuita disponível?

Fique até o final que vou esclarecer essas e outras dúvidas pra que você estude com os melhores materiais. 

Mas antes vamos lembrar da terrível dúvida de Alice, e a lição para vida ensinada pelo Gato Invisível.

Gato da Alice no País das Maravilhas

_ Que caminho eu devo seguir? – perguntou Alice, em “Alice no País das Maravilhas”.

O gato, sagaz, respondeu:

_ Para onde você quer ir?

Alice não sabia. Alice hesitou. E o gato complementou:

_ Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve…

***

Você conhece esse trecho da história? Se não conhece, assista aqui esse trecho do filme.

***

Gostou?

Eu quis que você assistisse a esse trecho do vídeo para reforçar o que tenho dito: é muito importante realizar um bom planejamento para obter o máximo de rendimento em seus estudos.

Você já sabe onde quer chegar, não é mesmo? Ou ainda está pensando que qualquer concurso serve?

Se você ainda está com esse pensamento é melhor parar a leitura por aqui! E clique aqui para descobrir o melhor concurso para seu perfil.

Você já elaborou seu Cronograma de Estudos e também o seu Plano de Estudos.

Agora você sabe, escolher um cargo e planejar bem faz parte do processo.

Passar em concursos não é sair estudando de qualquer jeito, é necessário  uma boa seleção do seu material de estudos.

Tenha a certeza de que, começando dessa forma, você largará muito à frente dos outros candidatos que começam a estudar sem fazer o planejamento dessa empreitada.

Infelizmente não tenho condições de colocar nas suas mãos ou indicar o material que você precisa, pois não conheço a sua necessidade.

Apesar disso, mesmo que eu não possa lhe dar o peixe, lhe ensinarei a pescar os peixes certos!

As dicas que tenho para você vão lhe orientar a escolher o melhor material de estudos para qualquer concurso público.

Apostilas ou Livros? O que é Melhor?

estudar para concurso com apostilas ou livros

Se você vai prestar um concurso público daqui há dois mês, você certamente precisará de um material conciso, elaborado especificamente para o concurso que você vai prestar, com o conteúdo selecionado e talvez até resumido.

Se você está desenvolvendo uma preparação a longo prazo, para um concurso de ponta (Tribunais, policias federais, etc.). 

Você terá que ampliar seus estudos, indo além desses conteúdos resumidos, focando em materiais mais completos  e robustos.

A depender do concurso que você quer prestar, pode ser necessário conhecer a fundo as bibliografias relevantes a cada disciplina.

Material Online ou Impresso?

estudar para concurso com material online ou impresso

Essa pergunta não é pra mim, essa pergunta é para você! Pois um dia tive a mesma dúvida. 

Às vezes a gente quer criar regras duras de aprendizagem, mas somos seres flexíveis e totalmente adaptáveis. 

Há pessoas que se relacionam bem com as tecnologias, que conseguem organizar o pensamento e rotina utilizando aplicativos ao invés de agendas, softwares de leitura ao invés de materiais impressos, entre outras coisas.

Bom, vou te contar um “segredinho”, Eu prefiro estudar com livros impressos, são menos cansativos para leitura e gosto muito de escrever no próprio livro, essa é uma técnica que me ajuda muito a aprender o conteúdo.

Mas também estudo com conteúdos online, pois os melhores autores e professores estão nas plataformas de ensino EaD como GRANCURSO e Estratégia Concursos.

Por isso digo, vale apena testar os materiais seus variados formatos. Pois tudo é uma questão de adaptar o material ao seu melhor canal de aprendizagem. 

ATENÇÃO – É natural que no começo você goste de assistir vídeo aulas, mas com o tempo vai migrar para os PDF´s, apostilas e  Manuais do conteúdo.

Esses materiais costumam aprofundar muito mais nos conceito dos conteúdos.

Material Gratuito ou Pago?

Nesse mundo digital você encontrará muito conteúdo e até conteúdo de qualidade e gratuitos, acessíveis, que podem ser utilizados por qualquer pessoa de forma irrestrita.

No entanto, ao se preparar para um concurso público, você precisa ter um diferencial. Não é utilizando o que está a serviço de todos que você conseguirá se destacar, certo?

Não há vagas para todos!

Por isso meu caro concurseiro, esteja muito atento quanto a conteúdos gratuitos na internet, pois existem alguns muito bons e outros de péssima qualidade. 

Logo, é bom investir em materiais que estão disponíveis que são periodicamente desenvolvidos e atualizados por especialistas.

Outra coisa muito importante é ser uma pessoa diversificada nos estudos. Pare de se limitar em apenas um tipo de formato de material.

Diversifique as suas fontes. Providencie apostilas, livros,  vídeo aulas, audiobooks, fichas de estudo, sites especializados entre outros meios que você pode usar para aprender ou revisar os conteúdos. 

Por exemplo você precisa estudar a Lei 8.112/90 Estatuto dos Servidores Federais, saberia qual é a melhor fonte de consulta?

Ora, o site do Planalto , sem dúvidas. E porque é o melhor lugar? É simples, lá você encontra ela na sua forma original, como se diz na letra fria de lei ou lei na sua forma seca, e melhor ainda, lá ela sempre estará atualizada.

Para quem está começando em concursos, recomendo que comece lendo a lei na sua forma original e sem interpretação de juristas.

Agora se você já conhece a Lei, então vale apena começar a estudá-la através da conceituação de um professor, o que chamamos de Estudo esquematizado da lei.

Por isso separei aqui uma versão atualizada da Lei 8.112/90 feita pelo Professor Hebert Almeida. Clique aqui para fazer o Download Gratuito.

Dica Chave –  Seu material de estudo precisa ser

  • Específico: relacionado ao concurso que você irá prestar, desenvolvido especialmente para o concurso ou edital, ou ainda a bibliografia de referência no assunto.

  • Diversificado: em diversas formas de apresentação como textos, vídeos, mapas mentais, resumos, esquemas, áudios, etc.

  • Confiável: de fontes oficiais ou elaborado por especialistas no assunto.

  • Atualizado: com as últimas informações sobre os conteúdos, principalmente no que diz respeito a legislações e correntes de pensamento.

Os melhores  Sites para Você Encontrar as Melhores Apostilas para Concurso

1ª  Gran Cursos Online

A Gran Cursos Online  é uma plataforma de ensino bem completa, oferece cursos online para a maioria dos concursos do Brasil, tanto para editais que estão abertos e quanto para carreiras específicas, caso você esteja focado em uma preparação a longo prazo.

E falando das carreiras a Gran Cursos, oferece cursos para as de Policias, dos Tribunais, da Educação e várias outras.

Outra peculiaridade muito interessante que a Gran oferece é a opção de um Assinatura Ilimitada, na qual o assinante tem direito a acessar todos os cursos da plataforma, o que podemos comparar a um “Netflix” dos concursos.

Claro que a ideia não é  acessar todo o conteúdo, mas essa possibilidade permite você descobrir qual curso e professor que você se identifica, e usufruir daquele  que pode trazer mais resultado para seus estudos.

2 ª Estratégia Concursos

O próximo site que vou indicar pra você é o da Estratégia Concursos. A plataforma da Estratégia é bem conceituada entre os concurseiros e oferece muitas opções de cursos online e materiais para os mais diversos concursos.

Em 2019 veio com a novidade daAssinatura Totalque te dá o direito de acessar total ou parcialmente o conteúdo da plataforma, conforme o plano que escolher.

Seus materiais em PDF são excelentes para quem é como eu e prefere mais a leitura. 

3ª Q Concursos

Para  treinar suas habilidades em um conteúdo o Q Concursos é o mais completo banco de questões de provas anteriores, nele você encontra provas e gabaritos dos concursos realizados pelas principais bancas examinadoras para download gratuito. 

O site também disponibiliza uma assinatura premium com acesso a todos os benefícios da plataforma, pois nele você pode responder questões online, separando-as por banca examinadora, órgão e cargo pretendido.  Ou você pode fazer o cadastro gratuito e ter acesso a alguns recursos do site.

Outra dica para encontrar os melhores materiais para concursos, converse com pessoas que estão se preparando há mais tempo para o concurso ou me siga nas redes sociais e fale comigo por lá. É só procurar por Professor Marlon Souza no Youtube, Facebook e Instagram. 

Conteúdo Base para Concursos

Talvez você começou a estudar para concursos a pouco tempo e não decidiu qual concurso vai prestar e deve estar se perguntando quais são as matérias comuns aos concursos e em quais materiais eu encontro esse conteúdo Professor? 

Língua Portuguesa

Bem, a matéria que considero mais importante em provas de concurso é Língua Portuguesa pois além de todos os concursos cobrarem a matéria você vai precisar dela para as outras matérias da prova, pois você vai precisar interpretar o texto das questões.

Então a primeira matéria que sugiro pra você é a Língua Portuguesa e  você pode começar por uma Gramática.

Uma gramática que usei muito e que fez total diferença nos meus estudos foi a Gramática do Rodrigo Bezerra. O interessante da gramática dele é que tem uma linguagem voltada para concursos, e tem também questões de concursos com os assuntos que estão sendo explicados, e sua linguagem é simples e direta. Caso se interesse, vou deixar o link dela AQUI.

Direito Constitucional

A Segunda matéria mais comum a maioria dos concursos é o Direito Constitucional, pois nela está a Lei maior do Brasil. O artigo mais comum em concursos é o artigo 37 da Constituição que fala sobre o funcionalismo público.

Por isso sugiro que você comece a se familiarizar com a Constituição Federal de 1988,  pois ela é uma das bases para sua aprovação. 

Matemática,  o Raciocínio Lógico  e a Informática

Em terceiro lugar vou citar três matérias que dependendo o concurso caíra uma, duas ou as três, nesse roll está a Matemática,  o Raciocínio Lógico  e a Informática, pois vem sendo amplamente cobradas em 99% dos certames.

Por isso recomendo também, manter uma base nelas, pois acabam fazendo a diferença entre os aprovados dentro das vagas e os classificados em cadastro reserva. 

Direito Administrativo

A quarta matéria base é o Direito Administrativo, está sempre presentes nos concursos,  às vezes aparece como Noções de Direito administrativo, outras apenas parte de seu conteúdo com nome específico como por exemplo: Contratos e Licitações.

O importante de formar uma base nos estudo é que quando você escolher um certame, não vai precisar ficar se “matando de estudar” na tentativa de exaurir o conteúdo programático do Edital.

Ou seja, dominando essas quatro matérias bases, quando o edital for publicado vai precisar apenas estudar os conteúdos específicos do concursos.

AGORA é mãos à obra, vamos estudar!!!!

Mas primeiro quero saber, ficou alguma dúvida?

Saiba que estou à disposição.

Deixe seu comentário ou pergunta que responderei assim que possível.

Compartilhe esse artigo com seus contatos. Compartilhar é sempre uma boa pedida, inclusive no que diz respeito a materiais para estudo, viu? Fica a dica.

Conheça também meu Canal no youtube e aprenda muito mais sobre esse mundo dos concursos públicos.