Técnica potente para revolucionar sua forma de aprender – Mapas mentais + Brainstorming

Mapas Mentais somado ao Brainstorming, hoje você vai aprender um exercício essencial para treinar o conhecimento ao final de cada aula.

Sabe aquela sensação de não conseguir memorizar depois de ter estudado muito? Bate um desespero, não é verdade?

Já tive essa sensação muitas vezes. E ao longo da minha jornada como professor e concurseiro descobri algumas técnicas que auxiliam nossa memória a funcionar com maior eficiência.

Uma dessas técnicas é o exercício de elaborar Mapas Mentais utilizando a técnica de Brainstorm.

O que são mapas mentais?

Mapas Mentais um forma diferente e melhor de realizá-los!
Direitos de imagem

É um tipo de resumo esquematizado que trabalha, ao mesmo tempo, os três canais de aprendizagem. Foram elaborados pelo Inglês Tony Buzan, Psicólogo e Pesquisador.

Os Mapas Mentais são ótimos para facilitar a compreensão e dinamizar o estudo.

Trata-se de uma ferramenta para ilustrar ideias, ou seja, desenvolver imagens do conteúdo e interligá-las como se fosse um mapa de uma grande malha viária ou de um sistema venoso.

Você também pode usar sua imaginação para construir seus mapas de uma forma diferente.

Só lembrando, nosso cérebro registra todas as informações como pequenas imagens, por isso, os mapas mentais são tão eficientes para a aprendizagem eficaz dos conteúdos.

Os mapas mentais segundo Tony Buzan representam exatamente a forma que nosso cérebro organiza o pensamento, o que ele chama de pensamento radiante.

É importante que na elaboração do seu mapa mental seja empregado a criatividade, usando cores, símbolos, ordem, números, imagens, figuras, exagero, humor, palavras e padrões estéticos.

Vale ressaltar que mapas mentais não contém frases, já que a linguagem do cérebro não é a palavra escrita e nem a falada e sim a associação do conhecimento com imagens e figuras.  Por isso o ideal que use apenas palavras-chaves.

Vamos fazer um exercício para você ver o poder de uma aprendizagem através dos mapas mentais.

Leia a palavra BANANA.

Você não me ouviu dizer esta palavra, apesar disso:

1 – Você viu a imagem de uma banana?

2 – Ela era de qual cor?

3 – Você pode perceber que tinha uma textura?

4 – Conseguiu lembrar do sabor?

5 – Onde ela estava na imagem?

6 – Quais outras sensações e sentimentos essa palavra te fez lembrar?

(Excercício baseado no Livro, Tony Buzan – Mapas Mentais, métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro, sextante,2009)

O que é Brainstorming?

Brainstorming, como usar ao seu favor nos estudos

Brainstorming significa tempestade cerebral ou tempestade de ideias. É uma expressão inglesa formada pela junção das palavras “brain“, que significa cérebro, intelecto e “storm“, que significa tempestade.

Brainstorming é uma dinâmica de grupo usada para resolver problemas específicos, para desenvolver novas ideias ou projetos, para juntar informação e para estimular o pensamento criativo.

E como funciona a dinâmica do Brainstorming? É bem simples, escolhe-se um assunto, cronometra um tempo e dentro do tempo estabelecido o grupo ou individuo precisa elaborar o máximo de ideias em relação ao assunto proposto.

A regra principal é não deixar de dar a ideia ou escrever a ideia que surgiu por mais que parece ser absurda. Nesta dinâmica toda ideia inicialmente é válida.

Tudo certo até aqui?

Vamos agora aprender como fundir as duas técnicas para usá-las para revisar e ampliar seu aprendizado em qualquer assunto relacionado ao seu concurso

A fusão das técnicas somente é para REVISAR o conteúdo, ou seja, não adianta tentar usar a técnica se você não estudou o assunto anteriormente.

Pois ela consiste em treinar seu cérebro para acessar o maior número de informações referentes ao assunto, conforme o tempo previamente estabelecido.

Praticando a técnica 2 em 1

Agora você vai construir os mapas mentais usando a técnica de brainstorming, o ideal é usar está fusão das técnicas para revisar logo após a aula e também no início das revisões periódicas.

Vamos dizer que você quer revisar um assunto dentro de SINTAXE da gramática da língua portuguesa.

Ao escolher o assunto determine um tempo para elaborar seu mapa mental, buscando relembrar o maior número de conceitos ou termos dentro do assunto.

Como a sintaxe é muito extensa, vamos escolher um assunto dentro dela.

Que tal ORAÇÃO e seus elementos: essenciais, integrantes e acessórios?

Pegue uma folha de papel e siga o passo a passo abaixo.

No centro da folha escreva no título do assunto: ORAÇÃO

Faça ramificações saindo do Título.

Marque no cronometro: 5 minutos

Mapas Mentais com Brainstorming

Neste tempo tente escrever ao menos 10 palavras-chaves que te façam lembrar do tema ORAÇÃO em sintaxe. Isso efeito sem consulta ao material viu hehehe

Dica de Professor: Quanto menor for o tempo maior a sensação de desafio para seu cérebro. Essa dinâmica vai causar uma adrenalina boa para seu conhecimento.

Metodologia dos aprovados

Mais uma dica para você concurseiro que pensa fora da caixa, toda semana posto uma aula GRATUITA no YOUTUBE de técnicas e estratégias de estudo para potencializar sua aprendizagem e ampliar suas chances de aprovação em menor tempo possível.

Para receber as aulas gratuitas toda semana e ainda outros materiais exclusivos de forma gratuita é só se inscrever na minha lista vip com seu nome e e-mail.

Para isso é só clicar aqui!

Grande abraço, bons estudos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *