Conecte seu cérebro com a identidade de CONCURSEIRO e seja APROVADO (A)

Quando entendi a importância de desenvolver a identidade de concurseiro comecei a melhorar minhas notas e provas e ser aprovado.

O mais incrível é que todos os meus alunos que passaram a se identificar como CONCURSEIRO também foram aprovados. 

Mas calma lá, identificar-se como concurseiro, não é apenas bater no peito e dizer – EU ESTUDO PARA CONCURSOS. A identidade de concurseiro é muito mais profunda que isso.

Neste post vou responder para você as seguintes perguntas:

O que é identidade? Qual é a identidade do concurseiro? Como ativar a identidade de concurseiro PARA SER APROVADO (A)?

Conhecer as respostas para essas perguntas é muito importante para sua aprovação, além de encurtar o caminho, vão diminuir a carga emocional que você carrega por causa dos estudos.

O que é identidade?

como ter identidade de concurseiro

Todos nós nascemos com uma única identidade que é a do ser pensante, O QUE NOS FAZ HUMANOS E NOS DIFERENCIA DOS ANIMAIS.

Como cristão, acredito que nossa identidade é a representação da imagem e semelhança de Deus, o criador.

Você com sua fé ou base científica, com certeza, tem a sua própria crença em uma identidade humana ou divina.

O certo é que em tudo há uma identidade, e não é diferente no mundo dos concursos públicos. Mas antes de falar de concursos, vamos saber o que o Dicionário fala sobre identidade.

Para o dicionário Aurélio On-line, identidade é Conjunto das qualidades e das características particulares de uma pessoa que torna possível sua identificação ou reconhecimento.

Talvez você já saiba onde quero chegar. O concurseiro tem a sua identidade a qual faz com que ele seja reconhecido no mundo dos concursos.

Mas, professor, o que isso tem a ver com passar em concursos públicos?

Bom, é a identidade que faz com que os grupos ou pessoas se diferenciem em comportamentos e em resultados.

Observe ao seu redor, existem pessoas que amam música sertaneja, outras funk e outras preferem Rock. 

Aqueles que gostam mesmo de um determinado gênero musical acabam se vestindo muito parecidos, possuem as mesmas gírias na fala, andam e gesticulam de forma semelhante.

Assim, também somos nós concurseiros, que possuímos um estilo próprio de comportamento.

É esse estilo diferenciado que determina o quão rápido um concurseiro será aprovado ou não. É por isso que você precisa desenvolver a identidade do concurseiro de sucesso.

Qual é a identidade do concurseiro?

identidade de concurseiro, concursos públicos

Poderia agora fazer uma lista das características de um concurseiro de sucesso, mas vou apenas comentar as principais, pois sabendo delas as demais você desenvolverá por consequência.

1 – Autoavaliação constante: o concurseiro de sucesso não tem medo de testar seus conhecimentos e verificar onde está errando.

Analisando um grupo de alunos descobri que 70% deles não estavam praticando a autoavaliação.

Quando questionei quase todos me responderam que não julgavam necessário. Pois se avaliar os deixavam mais ansiosos e deprimidos.

Quando nós fugimos da verdade fica muito mais difícil controlar a ansiedade no principal dia, que é o dia da prova.

Era bem isso que meus alunos estavam fazendo, quando deixavam de se avaliar para evitarem a ansiedade nos dias de estudo.

No fundo eles estavam acumulando ansiedade para o dia D. e na semana da prova os efeitos colaterais começavam a surgir.

Fugir da verdade só causa problemas maiores, deixar de se avaliar é o mesmo que tentar se esconder do sol usando uma peneira.

Por isso, alguns desistiam do certame, outros acabavam passando a noite em claro e perdendo horário para prova. E aqueles que conseguiam fazer a prova tinham rendimentos muito a abaixo do esperado.

Se autoavaliar, não é ficar se martirizando, pelo contrário é verificar seus pontos fortes e fracos para potencializá-los.

Uma vez que nos conhecemos bem, fica mais fácil encontrar os melhores caminhos para aprovação.

2 – Disciplina: Regra fundamental para conseguir a aprovação, essa é uma característica para elevação de desempenho na aprendizagem.

Disciplina não é viver só estudando, mas é manter o hábito de estudar ao menos um pouco todos os dias. O “pouco” é você que determina.

Quando não tinha tempo para estudar, levava uma colinha comigo para o trabalho com 1 ou 2 questões, ou mais um novo artigo para aprender.

Na hora do intervalo para o lanche de 15 min aproveitava para ler minha colinha. Na hora do almoço aproveitava mais um pouco para reler.

Isso acabou se tornando um hábito na minha vida e passei a fazer mesmo em dias que tinha mais tempo para estudar.  Foi a época que evolui de forma absurda.

O concurseiro disciplinado também estuda quando não tem edital previsto ou aberto para o cargo que almeja, assim mantem-se preparado para quando surgir a oportunidade de ouro.

3 – FOCO: Você deve escutar isso sempre – é preciso ter foco para aprender, é preciso ter foco para passar em concursos públicos.

Muita gente fala, mas poucos explicam com clareza o que é foco em concursos públicos.

Foco é saber concentrar suas energias em uma única coisa, isso ajuda a potencializar seus resultados.

Funciona como um laser, que é bem mais fraco que uma lâmpada comum, porém o fato de seus leds estarem todos apontados para mesma direção

O torna capaz de ser usado para fazer depilação e cirurgias de auto risco. enquanto uma lâmpada apenas é usada para iluminar um local.

O concurseiro precisa ter foco no cargo ou carreira que pretende ser aprovado, estudar com materiais específicos para ele.

E não ficar pulando de um concurso para outro.  Um mês concorre para professor, outro para agente de trânsito e depois para policial e assim vai.

Por fim, a cada concurso está recomeçando seus estudos quase do zero. Em outras palavras atrasando sua aprovação.

4 – Amizades: Você é a média das 5 pessoas com que mais convive, ou seja, você passar a ter uma identidade semelhante a dessas pessoas.

O concurseiro naturalmente acaba sendo isolado pelas demais pessoas da família ou dos grupos sociais que não estudam para concursos.

Pelo simples fato que deixa de ser semelhante aqueles grupos próximos. Alguns amigos até viram as costas e passam a ser quase inimigos.

Logo, concurseiros acabam passando mais tempo com amigos concurseiros, amigos que auxiliam e dão forças nos momentos de desanimo.

Bons amigos ajudam a compartilhar a dor, a manter o foco e contribuem para a autoavaliação constante.

Eu e meus amigos, hoje todos concursados, nos reuníamos ao menos uma vez na semana para estudarmos juntos ou para apenas nos divertir um pouco para aliviar a tensão dos estudos.

Durante a semana sempre trocávamos questões por mensagens, como desafio para ver quem acertava mais.

Essas pequenas atitudes me ajudaram a manter o foco, a disciplina e estar quase sempre motivado a estudar.

Como ativar a identidade de concurseiro PARA SER APROVADO (A)?

aprovação em concursos, identidade de concurseiro

Nosso cérebro é uma máquina fantástica, o melhor computador do mundo, e jamais será substituído por qualquer máquina sintética.

Assim sendo, precisamos entender melhor como essa máquina funciona para usufruir dela com todo o potencial.

Portanto, o primeiro passo para desenvolver as habilidades de um concurseiro de sucesso é conhecer a si mesmo.

É saber quais são seus potenciais, que tipo de conteúdo tem facilidade ou dificuldade. Qual o método de estudo que mais te ajuda na hora de estudar.

O segundo passo é desenvolver hábitos que te auxiliam a manter a disciplina nos estudos. Criar metas Smarts é um bom começo.

Essas são pequenas metas de estudo ou ações que você faz todos os dias que te levarão a um objetivo maior.

Por exemplo, se você tem uma apostila de 200 questões você pode definir o objetivo de responder todas elas em 20 dias.

Então, sua meta smart diária é responder 10 questões.  O bom das metas é que elas nos motivam, toda vez que cumprimos nos sentimos aliviados.

Outro resultado positivo delas, é que temos um direcionamento de estudo e tempo determinado para nos dedicar. O que ajuda a eliminar a procrastinação.

O terceiro passo é parar de escutar todo mundo, comprar todos os cursos e fazer todos os concursos que aparecem.

Alinhe sua mente com aquele cargo que você deseja. Assim seu cérebro não vai perder tempo construindo saberes desnecessários para sua aprovação.

Nosso cérebro está o tempo todo buscando soluções para os nossos sonhos. Se você está sempre mudando de objetivo, seu cérebro não terá tempo suficiente para criar uma solução para alcançá-lo.

Quarto passo, ande com pessoas que te façam ser uma pessoa melhor, que te incentivem, mas também te corrijam sempre que estiver fora da rota.

Um dia li uma frase de empresário brasileiro, Flávio Augusto da Silva, que mudou totalmente minha forma de ver amizades. Ele disse que se você estiver em uma mesa onde você é a pessoa mais inteligente, você está na mesa errada.

É importante ter humildade para aprender com todas as pessoas, mas também discernimento para saber que nem todo mundo deve ser seu amigo.

Vamos que vamos concurseiros

Gostaria de aprender técnicas e estratégias diferenciadas para APRENDIZAGEM EFICIENTE? Se sim, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *