Eu parei de estudar para provas e você também deveria parar

Opa!

Você leu o título e deve estar me chamando de louco. Como um professor em sã consciência manda um aluno não estudar para a prova?

É porque esse professor quer que você estude para aprender!

No ensino médio não fazia ideia do que eram técnicas de estudo, por isso estudei muito para as provas, tirei notas boas, só que quando cheguei no vestibular descobri que estudar para a prova não era o suficiente.

O professor Pier em seu livro “Aprendendo Inteligência” afirma que estudar para prova é um erro e que devemos estudar para aprender. Quem aprende não precisa ficar se matando para decorar antes das provas.

E qual é a diferença de estudar para prova ou para aprender?

Estudar para Prova

Sofremos com quatro problemas quando estudamos para prova!

Estuda por medo: Essa é sua motivação real, o medo de não passar de ano, módulo ou semestre, de ser rotulado de incompetente, medo de não conseguir o cargo desejado no concurso etc. O medo faz aumentar a ansiedade, tal sentimento que nos faz errar questões ou bloqueia nossa mente para o aprendizado.

Uma pessoa ansiosa não consegue fazer uma tarefa simples de maneira competente, por que não controla o seu anseio de ver tudo pronto o mais rápido que der. Ela até deseja fazer o melhor possível, só que não tem paciência para observar os processos necessários para a construção do conhecimento.

Estuda tudo um dia antes da prova: Isso faz um mal terrível para nosso cérebro. Aqui ocorre com os neurônios o mesmo que com o corpo de alguém que é sedentário e resolve praticar uma carga absurda de exercícios físicos, os músculos dessa pessoa não estão preparados para essa carga excessiva e vão reclamar (luxar, romper, atrofiar), essa pessoa pode ficar muito tempo sem poder treinar ou até mesmo ficar sem movimento de algum membro por um período.

Quando você resolve encarar uma maratona de estudo descabido para tentar passar em uma prova do dia seguinte, seu cérebro vai reclamar (fadigar, estressar).socorro Ao contrário dos músculos você não vai ficar dias sem estudar, porém sempre que você resolver estudar seu cérebro vai fazer de tudo para não aprender, vai no máximo decorar!

Decorar para esquecer depois da prova:Esse sistema é uma problema enorme. Quando você estudo o mais perto do dia ou da hora da prova está usando sua memória de curto prazo.

Você está agindo igual há um computador ligado com vários programas funcionando. Se você estiver digitando seu trabalho está usando a memória temporária do computador (RAM), se você não clicar em salvar antes de desligar o computador ou fechar o programa de edição tudo que você fez será perdido. Isso ocorre quando você usa o sistema decora / esquece. Você estuda, entende na hora tira uma boa nota, mas não aprende realmente.

Falsa sensação de inteligência: Você tirou uma nota boa e ficou muito feliz, se achando “o cara”! E como costuma dizer o Prof. Pier em seus livros, “os professores ficaram felizes, seus familiares ficaram felizes e você segue sendo considerado um bom aluno!”

Mas quando você chegar numa prova de concurso público ou vestibular, vai entender que os três meios anteriores não funcionam com essas provas! Não tem como estudar para essas provas somente um dia antes.  Como eu sei disso, fiz mais de 10 provas de concursos público e 3 vestibulares e um Enem (na minha época era um teste que precedia o vestibular).

 

“Mas tudo isso tem solução, basta você mudar e começar a estudar para aprender.”

Estudar para aprender.

Estudo por um sonho

 Quando estudo para aprender é por que tenho um sonho, não sou dominado pelo medo da reprovação e sim motivado por conquistar um objetivo maior que apenas tirar notas boas em todas a matérias, que para ser alcançado requer entender os conceitos de cada uma das disciplinas, que serão cobrados em provas ao longo da vida.

Atenção na aula para entender

Segundo o professor Pier, durante a aula você não aprende e sim entende os conteúdos, somente vai aprender quando for praticar. Então, é muito importante prestar atenção na aula, ficar atento a cada explicação do professor, independente se está estudando online ou presencial, se não entender pergunte sem medo, volte o vídeo ou retome a leitura.

No sistema presencial sua dúvida pode ser a mesma da maioria de seus colegas, e se rirem de você fique tranquilo, diferente deles você teve coragem suficiente para não ser um idiota e sair da aula sem entender o assunto.

Não esqueça ENTENDER é o primeiro passo para aprender verdadeiramente.

Estudar um pouco todos os dias: Sabendo que na aula é o momento que você entende e treinando é que se aprende.

Se você apenas entender e não praticar vai esquecer rapidamente. Lembro uma vez que tive uma aula fantástica sobre crase, entendi tudo fiquei com a sensação que crase era muito fácil de aprender.

A professora passou alguns exercícios para fazer em casa, mas eu cheguei “cansado” e não fiz, fui fazer um dia depois e incrivelmente não consegui responder a maioria das questões. Meu cérebro simplesmente deletou boa parte do entendimento do dia anterior.

Talvez você já tenha passado por isso e para que não ocorra novamente, tire um tempo todos os dias para revisar o conteúdo estudado. estudar fPratique resolvendo questões, faça resenhas, anotações, desenvolva mapas mentais e outras formas de revisar que você preferir.

Mas não deixe de revisar, pois se você entender o conteúdo e não treinar, será apenas gravado na sua memória de curto prazo e logo você esquecerá.

Portanto pratique para aprender, quem aprende nunca mais esquece!

Aprende de verdade: Você conhece alguém que aprendeu a andar de bicicleta e depois de muito tempo sem andar esqueceu como anda? Acredito que não.

Quem sabe andar e fica sem pedalar uma bike por anos, quando voltar vai ficar meio desequilibrado, mas consegue andar e logo retoma todo o equilíbrio. Isso acontece com quem aprendeu realmente!

Com o passar dos anos você pode até ficar meio inseguro ao falar sobre um conteúdo que a muito tempo não pratica, porém em pouco tempo retomando-o, logo vai dominá-lo novamente sem fadigar sua mente.

“Quem estuda para aprender não precisa se preocupar com provas!”

 Inscreva-se no canal  no youtube toda semana  tem dica nova  de estudo!

Bons estudos.