Elabore um PLANO de ESTUDO sem erro, com apenas três perguntas chaves.

O que é o plano de estudo?

É o planejamento da sua rotina de estudo, nele você vai definir quando, como e o que estudar. Para começar a montar seu quadro de estudos é imprescindível que faça sua agenda das obrigações diárias  e semanais.

Quando pensamos em elaborar um plano de estudo, já ficamos angustiados pensando no trabalhão que vai dá, porém não é esse “bicho de sete cabeças”, e se acaso seja, vamos desmistificar cada uma delas com ideias simples e eficientes.

Então vamos praticar e para isso, vamos responder as três chaves do planejamento de estudos.

Quando Estudar?

Ativo 10Desenho texto24

A primeira coisa a fazer é verificar quais são seus horários disponíveis para estudar. Claramente, isso você já definiu quando organizou sua agenda semanal, disponibilizando nela horas específicas para estudar, correto?

Agora quero te mostrar outros horários que podem ser usados para ganhar umas questões na prova.  Antes pensava que para estudar tinha que ter ao menos tempo suficiente para fechar uma aula inteira (45 min.).

No entanto, descobri que 5 minutos também é tempo e esses minutinhos fazem toda diferença no final da semana. Observe lista de momentos que você pode aproveitar melhor o tempo para estudar.

  • Use o horário de transporte para estudar aulas em áudio.
  • O tempo ocioso no trabalho pode ser usado para responder questões (Use 5 minutos dos 10 que você gasta para tomar um cafezinho, e troque os momentos de bate-papo por estudo).

    O sargento que era meu chefe na Força Aérea me ensinou essa estratégia, nunca me deixava ficar mais do que 10 minutos ociosos.

    Sempre reforçava o pensamento: “Se a missão foi cumprida, descanse o suficiente e aproveite o tempo para treinar suas habilidades e ganhar mais conhecimento”.

  • Horário de almoço, se sobrar 30 minutos descanse 20 e estude 10 após o descanso.
  • e se tiver 40 min. descanse 20 e estude 20. Não é ideal estudar logo depois que você almoçar (isso não é uma regra). Após a refeição nosso corpo naturalmente entra em estado de sonolência para fazer a digestão e nosso nível de concentração diminui. Por isso, recomendo que descanse e só depois estude.
  • Use aulas em áudio quando for fazer atividades físicas.

Essa pequena lista pode aumentar seu tempo de aula semanal em 9 horas ou mais. 9 horas adicionais de conhecimento faz uma grande diferença na hora da prova, sem falar que você pode tirar aquele tempinho estratégico, no fim de semana, para relaxar e recarregar as energias, sem ficar com peso na consciência. Então onde você pode ganhar uns minutinhos no seu dia para estudar.

Como estudar?

Essa pergunta você faz para selecionar seu material de estudo. Estudar com o material certo é uma vantagem enorme. Quantas vez alguém já chegou e te disse:

“Nossa! Estudei usando o material do fulano de tal todo em PDF e arrebentei no concurso”, ou “as aulas do prof. Fulano de Tal são top, só não aprende com ele quem tiver algum problema mental”.

Você escuta essas coisas e fica se sentindo confuso ou “burro”.

Aconteceu muito comigo. Ficava pegando material de tudo que tipo para estudar, bastava saber que tinha dado resultado para alguém. Isso atrasou muito minha aprendizagem. Direcionar o tipo de material que vai usar e o tempo gasto com cada um deles, vai fazer com que você dê um salto no conhecimento.

O Que Estudar?

Ativo 9Desenho texto23

Essa pergunta se refere as matérias, que você vai ter que distribuir dentro do tempo de estudo semanal.  Aqui surge um dos maiores dilemas: “o que fazer com as matérias que eu não gosto”.

Se eu ainda fosse ignorante te diria: Vai ter que aprender a gostar delas! Mas como essa minha fase já passou, digo-lhe:

“Permita-se conhece-las e vai perceber que elas querem muito o seu bem, até vão te ajudar a ganhar uns pontos na prova”.

Já percebeu que a importância das matérias não são definidas por grau de afinidade. E como são definidas? Vamos listar o grau para ficar melhor explicado.

  1. Matérias com maior pontuação / Conteúdo específico. Essas têm pontuação dobrada ou triplicada em relação as de conteúdo básico. Por isso vale muito a pena se dedicar a elas;
  2. Matérias que você tem maior dificuldade para aprender. Se você demora mais para entender, então deve dedicar mais tempo, principalmente, se ela estiver no roll dos conteúdos específicos ou se a prova elimina o candidato que zerar em quaisquer das matérias.
  3. Matérias com maior número de questões. Boa parte das provas costumam cobrar mais questões de determinadas matérias. Por exemplo; na parte de conhecimentos básico a Língua Portuguesa é campeã em quantidade de perguntas e no conhecimento específico normalmente as leis específicas ou rotinas específicas do cargo desejado são as que contém maior número de questões. Por tanto, é bom ler o edital e ficar atento!

Obs.: Para saber como separar as matérias, basta ler o edital do concurso, ele vai te direcionar para estudar somente os conteúdos que serão cobrados de cada matéria.

Muita gente não lê o edital e estuda mais do que o necessário, ou seja, perde tempo com conteúdo que não será cobrado, mesmo fazendo parte daquela matéria.

Por exemplo, uma vez fiquei estudando alguns artigos da CF/88 que não são cobrados no concurso que estava inscrito. Perdi meu tempo estudando errado, isso me fez perder pontos fundamentais e fiquei fora das vagas. Então leia o edital.

Agora que você já sabe as três questões e está ciente da importância de se ter uma rotina direcionada de estudo, vamos montar o quadro de estudo, que é bem simples. Você pode fazer usando o MS Word, Excel, BrOffice ou, até mesmo, fazer manuscrito, basta seguir as regrinhas a baixo.

  • Crie uma tabela com 7 colunas e 4 linhas;
  • Na primeira coluna você vai colocar seus horário disponíveis para estudar;
  • As demais colunas os nomes da semana;
  • Nas linhas estarão as matérias definidas por grau de prioridade;
  • Escreva no título do quadro o seu objetivo, ex.: Agente da PC-RN.
QUADRO DE ESTUDO – AGENTE DA POLICIA CIVIL DO RIO GRANDE DO NORTE
HORAS
SEGUNDA 10
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
SÁBADO
HORAS DE TRÂNSITO
HISTÓRIA /GEOGRAFIA DO ESTADO
DIR. CONSTITUCIONAL
DIR. ADMINISTRATIVO
CÓDIGO PENAL
CÓDIGO DE PROCESSO PENAL
CÓDIGO CIVIL
TEMPO ÓCIOS OCORRE ENTRE AS HORAS DE TRABALHO
QUESTÕES DA DISCIPLINA
QUESTÕES DA DISCIPLINA
QUESTÕES DA DISCIPLINA
QUESTÕES DA DISCIPLINA
QUESTÕES DA DISCIPLINA
SIMULADO (14:00 ÀS 18:00)
19:00/20:00
HISTÓRIA /GEOGRAFIA DO ESTADO
ATIVIDADE FÍSICA
DIR. ADMINISTRATIVO
ATIVIDADE FÍSICA
CÓDIGO DE PROCESSO PENAL
RACIOCÍNIO LOGICO
20:00/21:00
JANTAR
JANTAR
JANTAR
JANTAR
JANTAR
JANTAR
21:00/00:00
PORTUGUÊS
PORTUGUÊS
DIR. CONSTITUCIONAL
CÓDIGO PENAL
CÓDIGO CIVIL
INFORMÁTICA

Grande Abraço, Bons estudos!