Concurso Polícia Militar, 6 passos para a aprovação

Concurso Polícia Militar, Fique por dentro de tudo agora mesmo!

concurso polícia militar

O Concurso Polícia Militar é um dos certames mais esperados por quem deseja ser servidor público.

Além de ser uma das instituições mais sérias e respeitadas do país, os policiais militares também são reconhecidos como verdadeiros heróis devido ao trabalho que desempenham em prol da segurança da sociedade.

O que é a Polícia Militar?

A Polícia Militar tem a função da preservação da ordem pública a partir da estratégia de policiamento ostensivo, que se caracteriza pela evidência do trabalho feito pelos policiais à população, com o uso de viaturas, uniformes, distintivos e etc.

A Polícia militar integra o sistema de defesa social e segurança pública do Brasil, sendo subordinada aos governos estaduais e também são forças auxiliares de reserva do Exército Brasileiro.

Em nível operacional, a Polícia Militar é subordinada às Secretarias de Estado e Segurança. Há no país 27 forças de segurança pública.

Os integrantes da Polícia Militar fazem parte da guarnição de militares estaduais, bem como o Corpo de Bombeiros, ficando assim subordinado à Justiça Militar do estado.

As vantagens de fazer parte da Polícia Militar

Ao ser aprovado no Concurso PM e fazer parte da Polícia Militar, os benefícios são muitas.

Estabilidade é uma das vantagens, como todo servidor público, o policial militar só pode ser exonerado do cargo após processo administrativo ou criminal, que comprove ato praticado pelo mesmo que não esteja de acordo com os preceitos da profissão e cause danos a instituição ou a população.

Além da segurança de ser servidor público a nível estadual, a área policial oferece salários atrativos.

Para cargos de nível médio (Soldado de 2ª Classe), a remuneração inicial do cargo é em média de R$ 3.000,000, mais a base, o Regime Especial de Trabalho Policial (RETP) e o adicional de insalubridade.

Outro grande atrativo é o Plano de Carreira, ou seja, é possível evoluir dentro da corporação e mudar a carreira, podendo passar de praça para graduado e de graduado a oficial. Para isso, é necessário prestar concursos internos.

Outra maneira de evoluir na carreira é aguardar o tempo das promoções que depende de tempo de serviço, bom comportamento e surgimento de vagas para posto subsequente. Preenchendo os requisitos o soldado é promovido a cabo, depois a sargento e assim sucessivamente, podendo alcançar o cargo de subtenente. O progresso garante o aumento salarial e a mudança nas funções realizadas.

O reconhecimento que os PMs possuem também é visto com uma vantagem, já que os mesmos, por lidarem como situações extremas, são muitas vezes tratados como uma liderança local e vistos como referência pela sociedade.

O que cai na prova da PM? Saiba o que estudar

A prova do Concurso Polícia Militar é composta por questões objetivas e a maioria dos certames também cobram redação.

Além dessa etapa de avaliação, o candidato, se aprovado, é submetido a exames de saúde, testes de aptidão física, avaliação psicológica, avaliação de conduta social, idoneidade e reputação e também análise de documentos.

As provas objetivas são com conteúdos das seguintes disciplinas:

Como estudar para ser aprovado no Concurso Polícia Militar

O Concurso PM é certamente um dos mais aguardados em todos os estados do Brasil. A data de abertura do edital, varia de acordo com o estado. No ano de 2018 já tivemos diversos certames como PM-SP, PM-PB, PM-SE, entre outros.

Mas para o segundo semestre de 2018 e inicio de 2019 estão previstos vários certames como milhares de vagas, como PM-MT que oferece um dos melhores salários do país, além de estar passando por um excelente processo de reestruturação.

Contudo, se o edital para a PM do seu estado ainda não está disponível, muitos candidatos já começaram a estudar, seja por conta própria ou em cursinhos. Por isso, não perca tempo e comece a estudar agora mesmo.

Confira 6 dicas de como se preparar para o Concurso PM:

  1. Analise as provas dos concursos anteriores

As provas do Concurso Polícia Militar costumam seguir um padrão.

Assim, ao fazer a análise de provas passadas, o candidato estuda conteúdos que sempre são cobrados nos editais e, dessa forma, se familiariza com o tipo de avaliação.

  1. Resolva o maior número de questões possíveis

Resolver questões é a melhor forma de colocar em prática o conhecimento adquirido com o estudo teórico.

Por isso, é essencial resolver o número máximo possível de questões e das mais diversas bancas organizadoras. Mas quando o edital abrir foque nas questões da banca que vai realizar o concurso.

  1. Corrija os pontos fracos

Se você já prestou algum concurso, tem a dimensão daquilo que mais tem dificuldade.

Mas, se é a sua primeira vez, uma boa forma de saber quais seus pontos fracos é respondendo questões, elas vão direcionar os pontos do conteúdo que ainda precisa revisar.

É comum que as pessoas estudem mais aquelas disciplinas que mais gostam, mas isso não é o certo para a aprovação.

O ideal é corrigir seus erros e se empenhar mais nos assuntos e aspectos que mais possui dificuldades.

  1. Estude com profundidade

O principal motivo das pessoas não passarem em concurso é por conta de estudarem com superficialidade.

Adentrar no conteúdo com profundidade é o diferencial de quem consegue a aprovação.

Por isso, é essencial começar a estudar com bastante antecedência para poder estudar o máximo dos conteúdos com profundidade e reforçar os pontos em que mais se tem dificuldade.

  1. Avalie o edital para saber os detalhes do concurso

Muitos candidatos têm preguiça de ler o edital do concurso por completo e por isso ficam sem saber os detalhes e o que o concurso espera do candidato.

Neste sentido, é essencial saber os detalhes e particularidades que dizem respeito ao conteúdo da prova, assuntos cobrados e como a correção da avaliação será feita.

  • Construa uma rotina de estudo

Esta é certamente a dica chave para quem deseja ser aprovado em qualquer concurso.

Manter uma rotina diária de estudo, o que inclui aprendizado, teste e revisão de conteúdo, faz com que o candidato se prepare de modo que se sinta seguro no dia de fazer a prova do certame.

Em outras palavras você deve tem um bom Planejamento de ESTUDO, separando os conteúdos, estudando de forma inteligente todos os dias.

Além disso, como muitos concursos possuem conteúdos em comum, esta rotina pode ser reaproveitada não apenas pelo Concurso PM, mas também para outros certame como Polícia Civil e AGEPEN.

Agora que você já sabe os detalhes do Concurso Polícia Militar, basta se organizar para estudar o conteúdo pedido para o cargo que pretende concorrer.

Lembrando, comece a praticar atividades físicas para estar preparado(a) para os testes de aptidão física.

Bons Estudos!