Concurso Polícia Civil, Conteúdos Comuns aos Editais, Remuneração e Cargos

Concurso Polícia Civil, descubra os principais requisitos e particularidades dos  editais.

Concurso Polícia Civil

O Concurso para Polícia Civil é certamente um dos mais esperados. E sempre tem muitos inscritos. Isso se deve ao sentimento de honra que é gerado por trabalhar em uma instituição de autovalor para a sociedade.

Outrossim, as Carreiras Policiais estão passando por um processo de valorização e reconhecimento em todos os Estados brasileiros, o que também contribui para aumentar o desejo das pessoas em ingressar na Polícia Civil, uma vez que são ótimos os benefícios que a instituição proporciona para seus servidores.

Os cargos mais desejados são: Delegado de Polícia, Escrivão e Agente de Polícia.

Em alguns Estados a Polícia Técnica Científica é separada da Polícia Civil. Por isso, se seu sonho é ser um investigador forence os cargos mais concorridos são: Médico Legista, Papiloscopista e Técnico em Necropsia.

Os cargos como Agente de Policia e Técnico em Necropsia podem sofrer alterações de nomes de um Estado para o outro, ou até mesmo diferenciar suas atribuições.

Só nos 3 primeiros meses de 2018, já abriram vários concursos para Polícia Civil. E ainda, antes de findar, o primeiro semestre do ano estão previstos a abertura de grandes certames para o órgão em vários Estados.

Um deles é o do Estado do Mato Grosso que prevê cerca de 1000 vagas para Agente e Escrivão de Polícia.

Como há uma alta demanda para o preenchimento de vagas, é provável que os candidatos aprovados sejam chamados até o final do ano.

Ficou interessado em saber mais sobre os Concursos para Polcia Civil em 2018?

Fique com a gente até o final do texto, que vamos dar detalhes do certame e dicas para fundamentais para a aprovação!

O que é a Policia Civil?

A Policia Civil é uma instituição histórica brasileira que exerce funções de polícia judiciária no Brasil, tendo como principal função, segundo o Art. 144 Da Constituição Federal de 1988, o exercício da segurança pública.

Esta instituição é subordinada aos governos estaduais.

Estão entre os atributos da Policia Civil:

  • Atuar na proteção das pessoas e bens;

  • Contribuir para a convivência harmônica da comunidade;

  • Manter serviço de atendimento aos cidadãos;

  • Fazer a custódia provisória de pessoas presas, nos limites de sua competência;

  • No âmbito da Segurança Pública, está incluso no Sistemas Nacionais de Identificação Criminal, de Armas e Explosivos, de Roubos e Furtos de Veículos Automotores, informação e Inteligência e entre outros

  • Atuar na proteção de direitos e garantias individuais;

  • Fazer perícias criminais e médico-legais;

  • Promover identificação civil e criminal;

  • Fazer a apuração de transgressões disciplinadas atribuída a policiais civis;

  • Executar e controlar a segurança interna de seus órgãos.

Concurso Polícia Civil, que é preciso para ser aprovado?

para aumentar suas chances comece a estudar hoje mesmo.

Primeiramente, é imprescindível ficar atento ao lançamento do edital. Mas você não deve estudar somente quando um edital abre. Pois, pode ter certeza, que muitas pessoas já estão se preparando para o concurso há um bom tempo.

Então para aumentar suas chances comece a estudar hoje mesmo. E pensando nisso, relacionamos os conteúdos mais cobrados nos concursos da Polícia Civil em todos os Estados brasileiros, são eles:

  • Língua Portuguesa;

  • Atualidades;

  • Noções de informática;

  • Raciocínio Lógico;

  • Noções de Direito (Constitucional, Penal, Administrativo, Civil, Processual Penal);

  • Noções de Criminologia;

  • Medicina legal;

  • Noções de Administração Pública;

  • Promoção de Igualdade e Gênero;

  • Noções de Estática;

  • Noções de Arquivologia;

  • Geografia e História do Estado;

  • Legislação Específica do Estado;

  • Legislação Específica da Polícia Civil do Estado.

Vale ressaltar que esses conteúdos podem variar de um certame para o outro, e podem ter diferença na formar de cobrar os assuntos dentro de cada conteúdo conforme o cargo que você pretende concorrer.

Então, o ideal é ler o Edital do último concurso da Policia Civil realizado no seu Estado ou no que pretende concorrer.

Além de ser aprovado nas provas objetivas e discursivas, precisará passar também no teste de aptidão física, por exames médicos, avaliações psicológicas, investigação social e academia de polícia com duração de 4 a 10 meses.

Durante a academia de policia você receberá uma bolsa para auxiliar nos estudos que na maioria dos Estados correspondem a 50% do salário inicial do cargo para qual o aluno está se formando.

Qual a remuneração do Concurso da Policia Civil?

A grande procura pelo Concurso Policia Civil se deve também por ser um dos órgãos públicos que possuem remuneração e benefícios justos aos empregados.

A remuneração depende do Estado e do cargo ocupado. Contudo, a variação média é de R$ 2.200 a R$ 17.000.

Que vagas posso concorrer no Concurso da Policia Civil?

As vagas disponibilizadas no Concurso Policia Civil são direcionadas aos candidatos que concluíram o ensino médio e superior.

Veja as descrições das vagas mais frequentes:

  • Delegado de Policia: Responsável por presidir e formalizar as investigações e o inquérito policia. Cabe também ao delegado decretar a prisão em flagrante;

Requisito para concorrer ao cargo: Nível superior em Direito completo

  • Escrivão de Policia: Esses profissionais são os auxiliares dos delegados e cabem a eles o cumprimento das formalidades processuais, como lavrar boletins de ocorrências, termos, autos, mandados, ordens de serviços e demais documentações relacionadas aos inquéritos policiais;

Requisito para concorrer ao cargo: Nível médio completo (muitos Estados estão mudando o cargo para nível superior em qualquer área de formação).

  • Investigador de Policia: Responsáveis pelas investigações, entrevistas de pessoas envolvidas, análise de laudos, lavramento de provas, análise de extratos financeiros, quebras de sigilos e entre outras funções;

Requisito para concorrer ao cargo: Nível médio completo (muitos Estados estão mudando o cargo para nível superior em qualquer área de formação).

  • Peritos Criminais: Os peritos atuam em questões que exijam conhecimento específico, em geral são divididos em Médicos Legistas e Peritos Criminais.

Requisito para concorrer ao cargo: Formação em Nível superior em Áreas Específicas

  • Papiloscopista: Responsável por fazer a identificação humana a partir das papilas dérmicas. Em outras palavras ele faz parte do C.S.I (Crime Scene Investigation) da Policia Civil.

Requisito para concorrer ao cargo: Nível superior Completo em qualquer área de formação (Em alguns Estados, exige-se apenas nível médio).

  • Técnico em Necropsia: É responsável por auxiliar o Médico Legista na realização de autopsias em cadáveres, é sua responsabilidade lavar, pesar, abrir, vestir e quando necessário arrumar o cadáver para o reconhecimento dos familiares. Esse é um cargo para quem gosta da investigação forence.

  • Requisito para concorrer ao cargo: Nível superior Completo em qualquer área de formação (Em alguns Estados, exige-se apenas nível médio ou médio-técnico).

Agora que você já sabe o conteúdo cobrado e conhece todos os cargos, basta ficar ligado na publicação do edital no seu Estado ou no Estado que deseja trabalhar para não perder o prazo das inscrições.

Atenção: Mais uma vez, quer ser aprovado estude antes do EDITAL ser publicado.

A importância de montar um plano de estudo para Concurso Policia Civil

Se você quer mesmo passar no Concurso da Policia Civil ou em qualquer outro concurso, saiba que ter dedicação e programação nos estudos é fundamental.

Isso porque, o conteúdo é extenso, então quanto antes você começar a se programar maiores serão as chances de obter a tão sonhada aprovação.

Fiz também um post  com todas as informações para você fazer um plano de estudo de acordo com suas necessidades esclarecendo as principais dúvidas comuns aos estudantes.

Assim, ter uma rotina de estudo para concursos de pelo menos duas horas diárias é fundamental. Com o tempo, você vai perceber que o momento de estudo no seu dia já vai ser um hábito a ser cumprido sem nenhum esforço.

Esta rotina pode ser feita a partir de um quadro de horário para estudo, que deve ficar em um local bem visível para você se programar para repassar todo o conteúdo programático.

Como o conteúdo programático de concursos são semelhantes, você tem a vantagem de também poder se preparar para outros certames.

As matérias devem ser distribuídas de forma que você consiga estudar uniformemente. Assim, dê preferência em estudar até duas disciplinas por dia, para não misturar os assuntos.

Quando você sentir que está dominando uma disciplina e com mais dificuldades em outra, é chegada a hora de dedicar mais tempo aquelas em que tem mais problemas.

É essencial incluir exercícios e simulados de concursos anteriores para testar seus conhecimentos. Na internet, também é possível encontrar disponível vídeo-aulas, principalmente de legislação. Esta é uma forma eficiente e didática de assimilar o conteúdo.

O que também fará com que você se sinta mais preparado e seguro para enfrentar a concorrência e ser bem sucedido na hora da sua prova. E, você sabe, não é? Confiança é fundamental!

Se você quer estudar com qualidade para alcançar a aprovação, preparei um conteúdo especial com os 7 passos essenciais para passar em concurso público, não deixe de conferir!

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários que irei te responder. Bons Estudos!