Como Escolher Uma Carreira Profissional

Olá,  está se preparando para o vestibular e não sabe qual profissão escolher? Muita calma nessa hora, você não é o único indeciso, fique tranquilo. Um dia passei por essa situação também, eu e a maioria dos meus amigos.  É por isso que resolvi deixar aqui algumas dicas bem legais para te ajudar nessa decisão.

Primeiro quero te alerta para alguns ERROS QUE COMETEMOS ao escolhermos uma profissão:

Escolher a profissão da moda; ocorre quando uma profissão está em alta, a demanda de serviço é muito maior que a quantidade de profissionais, esses valorizam sua mão de obra por serem muito requisitados. E o que há de errado nisso?

Vamos lembrar, sua graduação vai levar, em média 4 anos, e nesse período o mercado (economia) pode mudar totalmente. Imagina que muitas pessoas seguiram a moda e quando você se formar vai ter tantos profissionais que a demanda de serviço não será mais suficiente para manter os altos salários já que a oferta de trabalhadores é maior que a de serviço. Outra coisa que pode ocorrer é que essa profissão possa ser apenas mediática, ou seja, necessitada apenas por um período.

Seguir a vontade dos amigos; parece que estou brincando quando falo isso, mas não estou. Há pessoas que escolhem a profissão de acordo com seus melhores amigos, mesmo que ela se sinta um “peixe fora d’agua”, acaba seguindo a opinião da galera para não ficar de fora do grupo. “Antes que você deixe um comentário ofensivo, vou explicar:

Existem amigos com muitas afinidades e pode sim ocorrer de gostarem da mesma profissão, nesse caso não há problema nenhum se seguirem o mesmo caminho”. No entanto estou enfatizando aquela pessoa que está em um grupo onde a maioria quer ser médico e ela admira as carreiras policiais.

Só que resolve estudar para medicina para continuar no grupo de estudo dos amigos, acreditando que será mais feliz ficando junto deles, mesmo se sentindo incomodado com aqueles papos de cirurgia. A chance dela desistir do curso ou se frustrar com a carreira é bem grande.

Fazer um curso por que tem que fazer alguma coisa: A frase a seguir é a que mais escuto nos corredores da faculdade – “Cara resolvi fazer esse curso para não ficar parado, a gente tem que fazer alguma coisa, não é o que eu queria, mas estou até gostando!” Isso não é bom, fazer algo por fazer é uma grande perca de tempo.

Ao meu pensar, é melhor ficar mais um ano estudando para realizar seu sonho do que ir para uma faculdade só para dizer que agora é acadêmico. É o seu futuro que está em jogo! Imagina você trabalhando o resto da vida em algo que não gosta?

Ou pegar seu diploma e colocar na gaveta e começar a estudar de novo para aquilo que realmente quer? Pensa no tempo perdido. Já viu aquelas pessoas que sempre estão de mau humor no trabalho? Elas são um exemplo de gente que está ali só pela obrigação.

Falamos de três erros que nós podemos cometer ao escolher uma profissão. Agora vamos falar de um algumas técnicas para ajudar na escolha da carreira.

Se conhecer é fundamental: Já parou para pensar sobre as coisas das quias  que você gosta? O que te motiva a realizar algo? É muito interessante você pensar nessas questões, refletir sobre as atividades que você mais gosta de fazer, então verificar as profissões que mais se aproximam das coisas que você mais gosta de fazer.

  Não pense em Status, mas pense em felicidade, em sentimento de realização. Pense em algo que você acordaria 6 h da manhã para fazer com muita felicidade.  Fazer o que gostamos nos aproxima do sucesso.

Faça um teste vocacional: Teste vocacionais são muito bons, quando feitos por profissionais responsáveis. Ele vai te direcionar para uma área de conhecimento que tenha mais a ver com suas habilidades e afinidades. Sim eu fiz e recomendo você a fazer também, pois o teste me deu uma lista bem menor de cursos e todos na mesma área de conhecimento.

Pesquise: Aprenda sobre a profissão que você selecionou. Verifique as oportunidades o mercado, taxa de crescimento, remuneração média e planos de carreira. Assim, você vai escolher um curso com maior eficiência aumentando sua possibilidade de sucesso profissional.

Faça uma entrevista com dois ou mais profissionais da área: A entrevista é um ponto muito importante para você saber como é desempenhada a profissão, rotina, pontos fortes e fracos, melhores mercados para se atuar, etc. Quando marcar a entrevista já leve algumas perguntas previamente elaboradas, seja objetivo e evite perguntas descabidas.

Siga esses passos e verá o quanto facilitará sua escolha. Desejo a você muito sucesso.

Deixe se comentário e compartilhe conosco sua experiência!