Saiba Como escolher o Concurso Certo e assim Aumentar suas chances de Aprovação!

Como escolher o concurso certo e aumentar suas chances de aprovação? 

Como escolher o concurso certo

Às vezes surgem tantas oportunidades de uma só vez que ficamos totalmente perdidos.

Mas quando escolhemos a oportunidade errada? O que fazer?

Um amigo servidor Público Federal que exercia funções administrativas, sempre que estávamos junto ele resmungava:

“Meu trabalho é bom, mas preciso me sentir fazendo algo de útil para a sociedade. Sinto que não estou dando o melhor que posso exercendo essa função”.

Esse meu amigo voltou a estudar para concursos e passou para a PRF, agora sempre que nos falamos ele faz questão de demonstrar toda a felicidade com seu novo trabalho.

Por isso hoje quero ajudar você a escolher um cargo ideal para aumentar suas chances de aprovação e ter sucesso na carreira pública.

 

Como escolher o concurso certo ou o cargo ideal para você!

Parece que os órgãos públicos combinam para abrirem seus editais um próximo do outro. Aí, fica para nós a aquela dúvida de qual concurso concorrer? Qual cargo escolher?

Para piorar a situação saiu aquela vaguinha para a área que você gosta de trabalhar e faz seu coração bater mais forte.

Mas também abriu o dobro de vagas para outro cargo com a remuneração triplicada que chega encher os olhos, só que não é uma área que gosta tanto de trabalhar.

Mais uma dúvida cruel, fazer o que gosta ou ganhar melhor? Agora pense com sinceridade nas seguintes questões:

Você deseja um cargo público para ter estabilidade? Ganhar bem? Ter reconhecimento da sociedade e da sua família? Ou você deseja se sentir feliz com o que faz?

Por que conhecer as suas motivações é fundamental?

Talvez você esteja pensando em que não há nada de errado escolher o cargo de maior remuneração, E você não está errado!

Porém quando pensamos na Pirâmide das Necessidades desenvolvida por Abraham Maslow, a qual no topo mostra que a motivação está nos desafios que o trabalho proporciona, não em sua recompensa financeira.

E outras palavras, se você optar por um cargo meramente pela estabilidade ou por ter uma remuneração maior, as chances é que, até mesmo, se preparar para esse concurso se torne uma tortura.

Pois somos movidos pela MOTIVAÇÃO, sem ela haja força de vontade para manter a disciplina nos estudos.

E a força de vontade é uma bateria que perde energia sempre que é usada e precisa de tempo para ser recarregada.

Mas quando temos MOTIVAÇÃO, basicamente não usamos as energias da força de vontade.

Por isso quando você for escolher seu cargo público, pense qual é sua principal motivação para essa escolha.

Eu sei que não é tão simples escolher. Mas quero que faça uma breve reflexão:

As suas escolhas são realmente suas? Ou sua escolha é fruto dos sonhos, desejos e opiniões das pessoas com quem mais convive?

Se questionar para encontrar respostas e fazer escolhas conscientes

Meu intuito não é colocar você sozinho nas escolhas, nem transformar você em uma pessoa egoísta que só pensa em si mesma, mas quero motivar a se questionar.

A questionar suas verdadeiras motivações, se a área pública que escolheu foi uma escolha alinhada com o que você é e deseja ser. E se sua escolha representa seu sonho ou uma etapa dele.

para alguns disputar uma luta no UFC por 1 milhão de dólares é um desafio, outros não entrariam no octógono nem pelo dobro do valor.

Por isso quero te motivar a se questionar, a questionar suas verdadeiras motivações, se a área pública que escolheu foi uma escolha alinhada com o que você é e deseja ser.

Se sua escolha representa seu sonho ou uma etapa dele.

 

A RAZÃO nem sempre tem razão

Se a dúvida persistir, às vezes, é preciso  escutar o que diz o seu coração. Mas quem estuda deve agir pela razão não é?

Nem sempre, também é importante escutar o coração, pois ele pensa e fala.

A matéria “O coração também tem neurônios” do site A Mente é Maravilhosa, relata que a Neurociência descobriu a existência de cerca de 40 mil neurônios no coração.

E o mais impressionante, ele também é responsável por controlar nossas emoções.

Que loucura tudo isso, mas é verdade, é ciência. Talvez de cara você não acredite, nem mesmo consiga escutar a voz do seu coração.

É mais comum o coração ser abafado pela voz de tudo e todos que nos circundam.  Temos a mania de sempre viver os extremos:

Escutamos exageradamente a opinião dos outros, ou tomamos decisões pautadas somente no nosso achismo.

Tanto um quanto o outro são prejudiciais para nossa carreira e nossa inteligência.

O balanceamento entre razão e coração deve ser sempre o princípio de nossas escolhas.

Por fim, tome cuidado para que em um embalo inconsciente acabe por tomar para si os sonhos dos outros (pais, cônjuge, amigos, mentores etc.)

Sempre vale pesquisar um pouco mais. Sempre vale parar refletir e se conectar com seu coração.

Quando optamos por um sonho que realmente é nosso fica muito mais fácil, motivar-se todos os dias para continuar trilhando o caminho rumo à aprovação.

 

Como usar Concursos Trampolins como etapas para o sonho maior.

Os concursos trampolins como o próprio nome sugere, são concursos para você usar como impulsionamento para alcançar o cargo dos seus sonhos.

Bem sei que a maioria dos concurseiros trabalham muito, são mal remunerados e ainda dispõem de pouco tempo para estudar.

Se esse não for o seu caso, levante as mãos para o céu e agradeça. Pois ter tempo e dinheiro para estudar é privilégio de poucos.

Agora, se você está lutando par encontrar tempo e recursos para poder estudar com qualidade, recomendo pensar em concorrer um cargo trampolim.

Assim, você pode receber uma remuneração igual ou maior do que ganha atualmente e terá tempo para continuar estudando com mais qualidade.

Pois os cargos trampolins geralmente são de nível médio e possuem remuneração que variam de R$1.400,00 a R$3.900,00.

Mas qualquer concurso trampolim serve? Claro que não. O ideal é que quando você optar por um cargo, que ele esteja dentro da carreira pública que você tem mais afinidade.

Por exemplo: se você quer se tornar um Policial Federal, o ideal é que concorra os cargos trampolins nas Carreiras Policias Estaduais.

Do mesmo modo, se você gosta das Carreiras Administrativas os cargos trampolins são os de auxiliar, agente e técnico administrativo, existentes no âmbito Municipal, Estadual e Federal.

 

Pense de forma estratégica para acelerar sua aprovação

Como você percebeu, para passar em concursos públicos é preciso ter Motivação quando realmente temos um sonho nosso.

Outra coisa muito importante, exclua do seu vocabulário o velho bordão: “Qualquer concurso serve, eu só quero é ter estabilidade”.

Esse bordão é um fator desmotivante para o seu cérebro, uma vez que a MOTIVAÇÃO é gerada pela ideia do desafio.

Quando qualquer coisa serve, nós não damos o devido valor e nem empregamos o esforço necessário para alcançar, pois não há nenhum objetivo claro.

Agora, que você já entendeu como escolher um cargo público ideal para você. E também, já sabe que é preciso pensar de forma estratégica.

Então quero te convidar a dar um próximo passo e conhecer o método que é responsável por minhas 5 aprovações em concursos públicos e também das aprovações dos meus alunos.

Clique aqui para saber mais sobre o Método Acelere

Mas também quero ouvir você! Me diga aqui embaixo nos comentários  se as dicas que dei te ajudaram nesse processo de escolha do seu cargo público, ou o que é mais difícil para você nesse momento de decisão.

Vou ficar muito feliz em receber seu feedback ou saber ou pouquinho da sua história.

Um Forte abraço e Bons Estudos

Prof. Marlon