Como Aprender com Prazer qualquer matéria?

Passei a aprender com prazer depois que inseri em minha rotina alguns hábitos, e parei de praticar outros que tiravam minha motivação, e escrevi esse conteúdo para ajudar você se isso estiver sendo um obstáculo na sua caminhada como concurseiro.

No livro as 25 Leis Bíblicas do Sucesso, de Willian Douglas e Rubens Teixeira, tem uma história interessante do qual surgiu o assunto sobre como aprender melhor e com prazer qualquer matéria.

Vamos a história –  três sapos estavam em uma folha e um deles decidiu pular, quantos sapos restaram na folha? Pense um pouco na resposta, não é tão simples quanto parece.

Os três sapos ficaram na folha, pois um decidiu pular, mas não pulou. 

Trazendo essa história para nossa realidade de concursos públicos é muito comum as pessoas decidirem estudar, vislumbram o resultado, mas não focam no principal, no processo e só começam realmente a estudar quando a oportunidade surge.

Aquele velho hábito de só estudar quando o edital abre.

Na tentativa de tirar o atraso, querem estudar todo conteúdo do edital, e como é muito conteúdo para tão pouco tempo, fadigam o cérebro de tanto estudar nos dias próximo a prova.

E numa tomada brusca, mudam toda a sua rotina e passam horas estudando de qualquer jeito.

E nesse processo, o que acontece com nosso estimado amigo cérebro? Ele cria uma aversão por estudar e rotula estudar como algo muito ruim, pois ao estudar muito em pouco tempo o seu cérebro fica fadigado e estressado, o que o vai fazer ter grande aversão pelo aprendizado.

Acredite, boa parte da sua dificuldade de se manter focado(a) nos estudos é causada por ações ruins , como a citada acima, gravadas em seu subconsciente.

 É por isso que logo após o concurso seu cérebro vai fazer de tudo para te convencer a não estudar mais ou ao menos parar por um tempo.

Tanto, que é bem comum depois de um período de muita dedicação aos estudos, que tirarmos umas férias “merecidas” dos estudos de uma semana, um mês, um ano… e tem gente que nunca mais volta a estudar para concursos.

E como mudar isso? Como aprender com prazer e qualidade sem fadigar o cérebro?

O que foi decisivo para mudar essa realidade que também vivi, foi seguir a dica do Professor Pier L. Piazzi, “Estudei um pouco, mas estude todos os dias”

Estudar um pouco, mas todos dias, repito. Esse pouco vai depender de sua disponibilidade para estudar, mas independente da quantidade de horas que você tem disponível, seja uma ou duas horas, o importante é que naquele momento você esteja realmente  concentrado(a) para que aprenda o conteúdo.

E com persistência na rotina  de  estudar todos os dias o seu cérebro vai passar a sentir prazer em estudar, pois agora você está estimulando dosadamente ele a aprender.

A  explicação científica para isso, é que ao estudar todos os dias criamos um hábito, e hábitos novos criam plasticidade neural, a estrutura cerebral ganha uma nova forma, os neurônios se expandem e criam novas conexões neurais.

E a consequência é que SEU CÉREBRO vai passar a GOSTAR E MUITO DE ESTUDAR, ele vai PEDIR para você estudar, ainda vai produzir hormônios bons e consequentemente  despertar para a aprendizagem prazerosa e acelerada.

E você passará a aprender com prazer e motivação.

Outra estratégia que nos motiva a estudar é determinar metas como  desafios diários, ao começar a ler um livro por exemplo, você pode determinar a quantidade de páginas para ler por dia, e assim pode também determinar uma data para concluir a leitura desse livro.

  • Livro: 450 páginas 
  • Ler: 15 páginas por dia
  • Conclusão: 30 dias 

Quando cumprimos as metas que estabelecemos, isso causa em nós uma alegria muito grande e nosso cérebro fica motivado e com energia para cumprir novas metas. 

Outra maneira de estabelecer metas e permanecer focado nelas é criar um plano de estudo. Caso você tenha dúvidas sobre plano de estudo preparei um conteúdo com o s principais tópicos para você criar um plano de estudo personalizado de acordo com suas necessidades.

Agora que você já sabe como aprender com prazer, descubra como aprender mais rápido e melhor clicando aqui.

E a melhor parte desse processo são os resultados que você vai começar a obter, ou seja, passar nas provar que tanto almeja. E ainda vai desejar continuar para passar em outras de maior grau.