4 lições para concurseiros que vão mudar a sua postura com os estudos.

Olá,

Querendo estudar para concursos, mas não sabe por onde começar?

Entendo bem o momento que você está passando, um dia estive exatamente no seu lugar (não exatamente, mas em uma situação bem semelhante).

Fui motivado por alguns amigos para começar a estudar para concursos, porém cada um tinha uma opinião sobre o que o que eu deveria estudar.

A maioria deles tinham começado a estudar a pouco tempo, e sempre estudaram por conta própria. Por isso a divergência nas opiniões.

Comecei a fazer o que eles me diziam  e  estudar um pouco de tudo.  Um erro que atrapalhou bastante meu desempenho.

A culpa não foi deles. Suas intenções eram boas, mas também estavam perdidos como eu.  Ou como você está agora.

Nossa primeira lição: Estudar tudo é um erro, devemos buscar materiais direcionados para o cargo ou banca examinadora que corriqueiramente elabora os concursos na área de sua preferência. 

Cheguei a estudar com materiais voltados para os concursos de magistratura que estavam muito acima do nível que eu desejava no momento.

Isso me fez pesar que eu era muito “burro” porque tinha que ler varias vezes para conseguir uma compreensão mínima.

Na verdade, possuia mesmo uma deficiência na aprendizagem que ficou bem explicita ao estudar conteúdos de alto nível de complexidade.

O certo é que fui ficando desanimado em estudar, uma vez que, não conseguia aprender. E também não percebia o sentido de estudar aqueles conteúdos.

Fica aqui nossa segunda lição: Comece a estudar o conteúdo com materiais que estejam um pouco acima do  seu nível de compreensão.  

Persisti em estudar e comecei a fazer quase todos os concursos que apareciam.  E me dei mal na maioria, a cada prova uma frustração.  Era tenso ter que chegar em casa e dizer, não deu certo mais uma vez.

Nossa terceira lição: Estudar para qualquer ou para todos os concursos é uma grande perda de tempo. 

Mesmo com os seguidos fracassos, mantive firme e continuei estudando. Mas dessa vez passei a estudar independente de  edital aberto. Antes minha maior motivação para estudar era o edital do concurso aberto.

Nossa quarta lição: Mantenha-se preparado para que quando surgir a oportunidade você apenas revise conteúdos e estude melhor aqueles que ainda está com dificuldades. 

 

Se acaso você ainda não sabe para qual cargo concorrer recomendo que leia o artigo:

Vários cargos abertos. E agora como escolher o melhor?

Se você nunca estudou para concursos, indico que comece estudando as matérias básicas de todos os cargos. São elas Noções de Direito Constitucional, Língua Portuguesa, Noções de  Administração Pública, Ética no serviço Público e Informática.

Não se esqueça de sempre buscar materiais que esteja pouco acima do seu nível de instrução, em outras palavras, que não sejam fáceis de mais, nem meio fáceis, nem muito difíceis. Que exijam um pequeno esforço para aprender .

Qual a matéria mais importante em um concurso?

Na minha opinião é língua portuguesa. Tudo bem, você acha que eu enloqueci, pois ela faz parte dos conteúdos básicos e normalmente possui menor peso para classificação.

Mas não enloqueci, pense comigo a maior parte o a prova inteira vai estar escrita em língua portuguesa, mas não é só por isso, as bancas examinadoras costumam usar  muitas articulações da gramática para induzir o candidato ao erro na hora de responder as questões objetivas.

Aprender bem gramática vai garantir um melhor aproveitamento em todos os conteúdos do seu concurso.  Se você tem dificuldade em estudar gramática, recomendo a leitura do artigo “Como estudar e aprender gramática para concursos”.

Para finalizar, sempre busque informações com pessoas que já foram aprovadas em concursos. Sei que existe muita gente estudando a tempos e com bom gabarito para ajudar, porém você há de concordar comigo que o resultado em provas fala mais do que o tempo de estudo.  Por isso busque aprender com quem já passou.

Ps: Nunca desista, pois quem estuda nunca perde, ou ganha ou aprender

Bons Estudos.

 

Quer aprender melhor e mais rápido? Clique aqui.