Aprenda a resumir usando o Método de Cornell

Esse método de anotação foi desenvolvido em 1950 por  Walter Pauk, professor de educação da Cornell University.  Muito usado por universitários e estudantes que participam de simpósios e curso rápidos. Ou seja, é bastante eficaz para aquelas aulas em forma de palestras, com muito conteúdo em pouco tempo de discurso. Também é uma das melhores técnicas para revisar o conteúdo, devido sua organização.

É um método requer um pouco mais de esforço mental, porém todo o esforço é recompensado com ganho de conhecimento gravado na memória de longo prazo.

Esse tipo de resumo exige que você tenha um caderno específico para ele com a finalidade de dar continuidade as anotações sem interrupções. sua elaboração é feita a partir 3 passos simples. E-book resumo

  1. Dividir a folha em três seções separadas por uma linha horizontal e uma vertical.
  2. O espaço maior à direita da folha é para as anotações importantes feitas como um resumo em tópicos, extraindo as ideias principais do conteúdo.
  3. Na parte inferior você vai fazer um resumo crítico do assunto, aqui você  escreve o que entendeu do assunto podendo ser de forma explicativa (ensinado uma outra pessoa).

Imaginar você explicando o conteúdo para outra pessoa é um ótimo exercício para arquivar o conhecimento na memória permanente.

Não esqueço a celebre frase de Albert Einstein: “Se você não consegue explicar algo de modo simples, significa que você não entendeu bem a coisa”.

Exemplo de uma aula resumida através do método de Cornell.

Prancheta 4 cópia 3ebook 23

Esse é o resumo de Cornell, no início, como qualquer outra atividade, vai parecer complexo, mas assim que começar a praticar vai ficando mais fácil e cada vez mais consistente.

#Bons Estudos