Estudar Só ou em Grupo, o que é melhor?

Olá, Tudo bom?

Professor Marlon Souza aqui! Com mais uma dica de estudo para você.

Essa pergunta é muito importante!

O ideal é saber dosar entre um e outro para se obter o melhor resultado.

Quando iniciei a caminhada para superar meu analfabetismo funcional (estado de quem transforma palavras em sons, mas não em ideias) e passar em um concurso, comecei estudando sozinho (sem orientação), isso me fez errar bastante no tipo de material e conteúdo a ser estudado. Estava em um nível de conhecimento bem abaixo do material que tentava entender.

Para piorar minha situação, um tempo depois, fui para um cursinho preparatório, não que o cursinho fosse ruim, mas não estava no nível e ritmo de estudo deles. Minha primeira aula de português foi sobre regras de crase, já imaginou o “Nó” que deu na minha cabeça.

Ainda persisti no cursinho por 2 meses, mas desisti com aquela frustração de não está aprendendo como devia. Voltei a estudar sozinho e um amigo me deu a sacada para evoluir.  Ele me disse que estava estudando com um livro da 8ª série e começou a aprender melhor com ele.

Fiz o mesmo, procurei livros de língua portuguesa e matemática para ensino fundamental e comecei a estudar. Poxa vida! Comecei a aprender. Aprender de verdade, não decorar para prova. Em pouco tempo, passei a estudar com uma gramática, agora sim estava entendendo a tal da crase.

Logo depois, fui formando um grupo de estudo, junto com 2 amigos, que tinham objetivos incomuns. Nos encontrávamos aos sábados para resolver questões e tirar dúvidas. Sempre tem alguém que entendeu melhor um assunto ou outro.

O grupo é bom para essas trocas de saberes, você ensina o que sabe e aprende com os demais aquilo que não conseguiu fazer sozinho.  No entanto, existem vantagens e desvantagens tanto no estudo individual quanto em grupo.

 

Estudar só
Vantagens Desvantagens
Melhor flexibilidade de horário Dificuldade para tirar as dúvidas persistente.
Fácil organização do conteúdo
O conhecimento é firmado nos estudos individuais Requer mais força para se manter a motivação
Maior concentração Limitação da visão crítica do conteúdo, por não ter outras opiniões.

 

Estudar em Grupo
Vantagens  Desvantagens 
Possibilidade de aprender o conteúdo de maneiras diferentes. Aumento da visão crítica. Facilidade para perder o foco. Muita gente, pode haver muitos assuntos paralelos.
Fica mais motivado, o grupo anima aquele que está mais desmotivado. Pouca flexibilidade de horário, depende dos participantes combinarem suas horas disponíveis para o estudo.
Mais facilidade para tirar dúvidas, sempre alguém domina algum dos conteúdos. Requer acordo para organizar o conteúdo a ser estudado

Mas e ai professor, já vi as vantagens e desvantagens, mas ainda estou na dúvida de qual é o melhor. O que o senhor recomenda?

Os estudo individual é o que te faz de fato absorver o conteúdo, portanto deve ser prioridade, como diz o professor Pier em seu livro Estimulando Inteligencia, “se o aluno não for auto didata, não aprenderá nada”. Isso significa que temos de desenvolver a habilidade de estudar só. 13726674_1247129158630488_5137639198524279569_n
O estudo em grupo vai te fazer ampliar seus métodos de aprendizagem dentro do mesmo conteúdo.  Ou seja, sozinho você aprende e em grupo desenvolve habilidades para fazer mais rápido.  Portanto, o ideal é dosar os dois.  A minha justa medida foi estudar 5 dias da semana sozinho e 1 dia em grupo para resolver questões e tirar dúvidas das matérias estudas na semana.

Dicas para estudar sozinho:

Male student focused on his homework

  1. Crie um ambiente de estudo, se possível desligue o celular e saia das redes sociais nos momentos de estudo. Aquele sozinho do Chat ou das atualizações tiram toda nossa concentração e desperta uma curiosidade imensa (risos). O ideal é que o ambiente seja bem iluminado, arejado e com poucos ruídos (no caso dos ruídos uma boa música clássica ajuda bastantes a diminui-los).

(Click aqui para  assistir ao vídeo: POSSO ESTUDAR OUVINDO MÚSICA?)

         2. Não tenha vergonha de estudar com material de nível inferior (fundamental, médio ou até mesmo infantil, dependendo do caso), por exemplo: Caso você não esteja conseguindo fazer os cálculos de trigonometria, volte a estudar geometria plana e se ainda não estiver entendendo bem, volte a estudar fração, raiz, divisão, subtração, adição e multiplicação. Se não está entendo crase, volte a estudar morfologia.

        3. Para manter a concentração, lembre-se todos os dias o por que você está estudando e o que isso vai te proporcionar de bom quando alcançar seu objetivo. Pense nisso: “A dor é passageira, mas a glória é eterna” (fases militares).

Dicas para estudar em grupo

  1. Escolha pessoas que possuam objetivos similares aos seus; que tenham o verdadeiro propósito de vencer através do estudo; quem sejam mais inteligente que você em alguma das matérias, assim você monta uma equipe forte, que todos possam contribuir em alguma matéria para haver equilíbrio entre todos.
  2. Forme grupos pequenos 3 até 6 pessoas. Quanto menor o grupo, maior a concentração!
  3. Evite assuntos paralelos, mantendo o foco nos estudos (para bater papo, vocês podem marcar uma reunião específica. É bom ter um tempo para relaxar e descontrair fora do horário de estudo).
  4. Foque em resolver questões; tirar dúvidas da matéria e construir novos caminhos para aprendizagem.

Se você tem uma dica de estudo e gostaria de compartilhar conosco, escreva nos comentários ou me mande um E-mail: prof.msouza@outlook.com

Grande abraço e bons estudos!