Quem não sabe ler morre primeiro. Os riscos da preguiça de ler.

Olá, tudo bom? Professor Marlon Souza aqui! Com mais uma dica de estudo pra você!

Quem não sabe lê morre primeiro? Como assim professor? Calma que vou explicar!

Já ouviu falar do quase acidente de Three Mile Island, uma usina nuclear, Norte Americana, na qual foram violadas as normas de segurança?       

Para testar como andava o treinamento do pessoal que trabalhava na usina, uma comissão foi designada para aplicar testes e simular situações de emergência. Durante um desses falsos alarmes, num departamento que trabalhavam 3 funcionários, todos com diploma de conclusão de High School (equivalente ao nosso ensino médio). Acendeu um painel de emergência com as informações a serem seguidas naquela situação.

“VISTA O MACACÃO AMARELO E SAIA PELA PORTA Nª 3”

Mas nenhum dos três funcionários seguiram as informações do painel e feito “baratas tontas” ficaram correndo de um lado para outro e quando decidiram sair, saíram pela porta ERRADA! Se fosse uma situação real, todos teriam morrido!

Ao serem questionados pela comissão, responderam: “Ninguém disse o que deveríamos fazer!”

Então um dos investigadores da comissão perguntou ainda paciente: Mas o painel lá de cima não acendeu, ficando bem iluminado?

Sim! Responderam eles.

Perguntou novamente o investigador: mas o que estava escrito?

Respondeu um deles! ÉÉ (tentando ler o painel) Vis..ta o ma..ca..cão ama..relo e saia im.. media..ta… (imediata….mente)  pela porta 3.

O investigador volta a questão: Então o que era para fazer?

Responderam eles: Hora não sabemos,  ninguém ensinou a gente!

Investigador já sem paciência, perguntou novamente: mas o que estava escrito no painel?

Vista o maca..cão amarelo e saia ime..dia..ta…mente pela porta 3, respondeu outro funcionário.

Então? Questionou o investigador

Então o que? Retrucou o segundo funcionário!

Nesse momento o investigador percebeu que apesar de terem diploma de ensino médio eram a penas capazes de transformar as letras em sons, mas não em ideias.

“Eram a penas capazes de transformar as letras em sons, mas não em ideias.”

Esse é um grande problema de muitos estudantes, passei por essa sensação quando fui prestar meu primeiro vestibular! Era um analfabeto funcional. Conseguia emitir os sons das palavras, mas não extraía suas ideias.

No entanto, isso tem conserto!

Minha vida mudou muito depois que adquiri o hábito de ler! Comecei a escrever melhor, a fazer os trabalhos na faculdade com mais facilidade e criatividade. Através da leitura aprendi muitas ferramentas para acelerar minha aprendizagem, coisas que só foi possível aprender em livros, pois os cursos que ensinam essas ferramentas são bem caros!

E em 2014 e 2015 passei em 3 Concursos públicos sendo, 2 de nível médio e 1 de nível superior.  O último fiquei em primeiro lugar, como a concorrência de 153/1.

Concursos e cargos: Soldado da Polícia Militar – RO; Agente Administrativo da Superintendência de Contratos e Licitações – RO e Analista do Serviço de Trânsito – Pedagogo – DETRAN-MT.

Grande abraço e bons estudos!